Notícias
INSTITUCIONAL
Novo secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria é nomeado
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20/8) a nomeação de Pedro Calhman de Miranda como novo secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), do Ministério da Economia. Miranda estudou Economia na Universidade de Brasília, PUC-Rio e Stanford. Servidor de carreira do Banco Central do Brasil, está no Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda) desde 2016.
Miranda ocupava a função de subsecretário de Política Microeconômica e Financiamento da Infraestrutura da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Antes disso, também foi subsecretário da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel) do Ministério da Fazenda, antecessora da Secap, tendo atuado na agenda do setor de energia – como a reforma do mercado de gás natural e a privatização de distribuidoras da Eletrobras – e de financiamento de infraestrutura.
Próximos passos
Sobre seus desafios à frente da Secretaria – que integra a estrutura da Secretaria Especial de Fazenda – Miranda destacou a participação fundamental que a Secap possui em várias agendas do Ministério da Economia.
Neste sentido, na área de Avaliação de Políticas Públicas, ressalta a coordenação pela Secap do Comitê de Monitoramento e Avaliação do Gasto Direto (CMAG) e do Comitê de Monitoramento e Avaliação Subsídios (CMAS), na tentativa de institucionalizar, disseminar e aprofundar a avaliação de políticas no governo federal.
Na área de Planejamento, o novo secretário menciona o foco no início da gestão do Plano Plurianual 2020-2023 e a regulamentação da Agenda Transversal e Multissetorial da Primeira Infância. Já no que se refere à temática de Energia, ele reforça a importância do Novo Mercado de Gás e o permanente estímulo à competitividade do setor energético. Em relação à área de Loterias, Miranda destaca o início da operação da Loteria Instantânea (Lotex) e a regulamentação das apostas esportivas de quota fixa no país, o que ampliará ainda mais a concorrência no mercado lotérico.
“Espero contribuir para que essas e outras agendas importantes para o país continuem avançando. O que mais me motiva nesse desafio é poder contar com um corpo técnico qualificado e dedicado, que conhece profundamente os temas da Secretaria”, acrescentou Pedro Calhman de Miranda.