Notícias
Covid-19
Paulo Guedes e Braga Netto reiteram alinhamento e atuação conjunta para a superação da crise de saúde
Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Walter Braga Netto, concederam entrevista coletiva nesta quarta-feira (29/4), no Palácio do Planalto, na qual reafirmaram o alinhamento na construção de soluções para a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os ministros falaram sobre o Pró-Brasil, anunciado na semana passada, e esclareceram que o programa jamais foi motivo de desentendimento entre eles. Paulo Guedes e Braga Netto reiteraram que o crescimento econômico do país continuará seguindo o caminho alicerçado no programa Mais Brasil, do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Os ministros enfatizaram a necessidade da união de todos para que o Brasil supere a crise trazida pela pandemia. “Nunca houve um programa tão potente de transferência de renda no Brasil realizado em tão pouco tempo”, disse Paulo Guedes.
Ao listar as principais medidas econômicas do governo voltadas à ajuda à população mais vulnerável e à manutenção de empregos, Paulo Guedes assinalou que o Brasil reagiu mais rapidamente que qualquer país em desenvolvimento. “Fomos a 38 milhões de brasileiros invisíveis”, disse o ministro. “Protegemos 4 milhões de empregos”, destacou.
Falando das reformas defendidas pelo Ministério da Economia, entre elas o Pacto Federativo, Paulo Guedes salientou: “Imaginem se o Brasil já fosse uma Federação fortalecida”. Segundo o ministro, caso já tivessem sido aprovadas, as reformas estariam dando hoje melhores condições aos estados para enfrentarem a crise decorrente da pandemia. E argumentou: “Temos que sinalizar para todos, para os investidores, para os agentes econômicos que o Brasil tem rumo. Vamos de novo surpreender o mundo, como fizemos na aprovação da reforma da Previdência”.
Pró-Brasil
Sobre o mal-entendido relacionado ao programa Pró-Brasil, o ministro Braga Netto foi taxativo: “A Casa Civil tem um papel de coordenação”. Ele relatou que foi procurado por ministros preocupados com o cenário do país no período pós-pandemia. “Em nenhum momento se pensou em sair do trilho programado pela Economia”, disse Braga Netto. “Somos um time”, afirmou o ministro Paulo Guedes. “O importante é que o jogo segue e que o time vai ganhar. Cada ministério tem seus planos, e a Casa Civil organiza isso. Essa integração da Casa Civil tem uma moldura, que é o programa de governo do presidente Jair Bolsonaro, de transformação do Estado. Vamos abrir a economia, vamos simplificar impostos, reduzir juros, com o câmbio em cima para estimular exportações e promover a produção de similares nacionais”, ressaltou.