Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Crescem os acessos ao portal do governo, sem necessidade de múltiplos códigos
Apenas um smartphone, notebook, tablet ou computador, mais um login e uma senha únicos. É o que basta para que cada vez mais cidadãos acessem serviços e solucionem suas demandas com órgãos públicos sem sair de casa e, ao mesmo tempo, sem memorizar múltiplos códigos a cada solicitação.
Ao todo, 6,7 milhões de pessoas acessaram em março o portal único Gov.br, que hoje concentra 1.952 serviços digitais do governo federal. É um crescimento de 63% em relação ao mês anterior, quando foi registrado o acesso de 4,1 milhões de pessoas. A procura por serviços públicos e informações é crescente: apenas de 1º a 15 de abril, 9,4 milhões de pessoas fizeram acesso ao portal.
Paralelamente, 218 novos serviços também foram inseridos em março pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia na ferramenta do login único do governo federal, o que representa um salto de 37% no número até então registrado. Agora, há 809 serviços em âmbito federal, estadual e municipal ali disponíveis, acessíveis com uma só senha e com o mesmo login. É mais facilidade ainda para o cidadão usar o Gov.br.
“A aceleração que empreendemos no uso de ferramentas digitais para solucionar a vida do cidadão é uma diretriz de governo nesta pandemia de coronavírus. Nossas equipes intensificaram ainda mais a inserção de novos serviços públicos no login único, sejam federais, estaduais ou municipais. O que importa é que as pessoas consigam resolver de forma simples e segura as solicitações que tiverem a fazer”, destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
Adeus às múltiplas senhas
Mais de um quarto da população brasileira já tem cadastro no login único – 58,5 milhões de pessoas, ao todo – e faz uso dessa facilidade. No 1º trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram novas contas.
Somente em março, 54 novos serviços federais, 73 estaduais e 91 municipais foram integrados ao login único. O de maior impacto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta primeira fase possibilitou a mais de 500 mil estudantes visualizarem o espelho de redação e resultados dos 'treineiros' de 2019 (quem testou o exame sem ter concluído ainda o Ensino Médio). Esse já é o mesmo cadastro de usuários que possibilitará a inscrição no Enem 2020, prevista para maio.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também concluiu a migração de seus serviços digitais para o login único.
“Nossas equipes estão preparando os sistemas para a entrada de grandes serviços no login único ao longo dos próximos meses, como a inscrição do Enem, que deve atrair mais de 5 milhões de estudantes”, acrescenta o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira Ribeiro.
Acessos ao portal Gov.br
Janeiro/2020: 4,6 milhões de pessoas
Fevereiro/2020: 4,1 milhões de pessoas
Março/2020: 6,7 milhões de pessoas
Abril/2020 (1 a 15/4) 9,4 milhões de pessoas
O login único é a ferramenta com a qual o cidadão pode acessar serviços digitais com uma única senha e um único login. Ao acessar o Gov.br com o login único, o usuário tem à disposição 809 serviços federais, estaduais e municipais já integrados ao sistema.
Login único: como era antes
- Estados e municípios, apesar de serem as esferas que concentram a maior parte dos serviços públicos prestados à população, atuavam até então de forma isolada, sem coordenação com as iniciativas de transformação digital do governo federal.
- O resultado disso era a sobreposição de esforços.
- O cidadão precisava acessar login e senha diferentes, em cada esfera do poder público, para solicitar o serviço desejado.
Login único: Como fica
- Com o login único, o cidadão memoriza apenas um login e uma senha e já tem 809 serviços à disposição.
- Os cidadãos passam a consumir serviços públicos com acesso cada vez mais fácil, independentemente de quem presta o serviço.
Os números do login único
- 218 novos serviços digitais foram inseridos em um março;
- Com isso, o login único passou a contar com 809 serviços;
- Serviços do governo federal, DF, governos estaduais e municípios que integraram seus sistemas podem ser acessados com um único login e uma única senha.