Economia
RECEITA
SPE divulga análise do desempenho da arrecadação de novembro
A arrecadação federal em novembro, no comparativo divulgado mensalmente, alcançou 125.161 bilhões e ficou 1,5% abaixo da expectativa de mercado captada pelo Prisma Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que projetava 127.044 bilhões, uma diferença de 1.883 bilhões. A análise da conjuntura macroeconômica e da arrecadação fiscal do mês de novembro do Prisma Fiscal porém destaca que a economia apresenta sinais claros de recuperação e indica evolução no percentual de crescimento do PIB no período 2019/2022 com expectativas de mercado indicando melhoras já em 2020.
Taxa de Juros e Inflação
O Prisma destaca as reduções sucessivas da taxa Selic e inflação do IPCA de acordo com a meta estabelecida pela política monetária, além dos indicadores setoriais de atividade crescendo na margem, com todos os indicadores de confiança apresentando variação positiva nos últimos meses.
Prisma Fiscal
O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE/ME para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral. Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho destas variáveis.
Acesse aqui a apresentação Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Federal