Economia
Patrimônio da União
Ministério da Economia cede Ilha das Cobras ao governo do Paraná
A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU/ME) e o Governo do Estado do Paraná assinaram, na última quarta-feira (18), contrato de cessão de área da União, referente ao Parque Estadual da Ilha das Cobras, localizada na Bacia de Paranaguá, próxima a cidade paranaense de Paranaguá. Com mais de 52 hectares remanescentes de Mata Atlântica, a área foi utilizada como Casa Oficial de veraneio dos governadores do Paraná até 2011.
A cessão, oficializada pela portaria nº 13.766, de 11 de dezembro de 2019, vale por vinte anos contados a partir da assinatura do contrato e é prorrogável por igual período. A intenção é a construção do Parque Estadual da Ilha das Cobras. O local, que era usado como residência oficial de veraneio do Executivo estadual, vai ganhar uma escola de gastronomia, turismo e educação ambiental. “Queremos fomentar a economia local, por intermédio do turismo planejado, que gerará novas receitas de investimentos para as ações programadas pelo Estado”, afirmou Mauro Santana, secretário-adjunto da SPU.
De acordo com o secretário, os projetos que serão executados na área cedida devem priorizar a proteção ambiental, a geração de renda e o desenvolvimento da população ribeirinha do Paraná. “É um empreendimento que vai abrir as portas a novos investimentos de mercados de capitais públicos e privados, acelerar a dinâmica de inclusão sócio-econômica-educacional, qualificando jovens e adultos para o desempenho profissional”, destacou o secretário.
A estrutura da Ilha das Cobras conta com trapiche, casa de força, espaço de apoio, alojamento de pesquisadores, residências do guarda e a casa principal. Tudo será reformado para receber a escola profissionalizante. A previsão é que as aulas comecem já no primeiro semestre de 2020.