Economia
Gestão
Brasil sedia encontro sobre avaliação de políticas públicas
O Brasil sediou o Encontro “Evalua: A Interação sobre Políticas Públicas na América Latina e Caribe”. O evento, que ocorreu de 26 a 28 de novembro em Brasília (DF), teve como objetivo aprofundar o diálogo e discutir estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas para a região. A cooperação entre países pode aperfeiçoar os serviços públicos que enfrentam dificuldades semelhantes por meio do compartilhamento das melhores práticas.
“O Brasil, em particular o Ministério da Economia, tem uma agenda de esforços de busca de eficiência e qualidade nas políticas públicas que passa por reforçar a prática de avaliação na Administração Pública. Ficamos muito satisfeitos de apoiar a realização desse encontro. Essa troca de experiências entre países é muito importante, agrega conhecimento para todos”, afirmou Elise Gonçalves, secretária adjunta de Gestão do Ministério da Economia.
Durante o encontro foram discutidos temas como os sistemas nacionais de avaliação dos países, propostas de participação cidadã nesses processos e a distribuição de competências a partir da articulação de governos locais.
O Projeto Evalua ocorre desde 2017 e foi desenvolvido para institucionalizar a avaliação de políticas públicas para melhorar a tomada de decisões de gestores públicos, tornando a sociedade cada vez mais igualitária e sustentável. A iniciativa é coordenada por seis países latino-americanos: Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além da Fundação Internacional e Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP). O Brasil já manifestou interesse em integrar-se à rede de inovação para as próximas etapas do Projeto.