Economia
Desenvolvimento
Brasil participa das comemorações dos 60 anos do BID nos EUA
O secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia (Sain/ME), Erivaldo Gomes, participará das comemorações de 60 anos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de quinta-feira até sábado (26 a 28/09), em Washington (DC), nos Estados Unidos. A programação inclui sessão solene para chefes de Estado e governadores do BID, seminários temáticos e diálogos com o setor privado.
Representando o Ministério da Economia, o secretário Erivaldo Gomes – titular da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais – vai tratar de temas de interesse do governo brasileiro. Entre eles, o compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio da implementação da agenda de reformas estruturais; na área fiscal, o controle de forma rigorosa dos gastos públicos e a importância da reforma previdenciária; na área externa, a promoção da abertura do mercado brasileiro à competição internacional, por meio da celebração de acordos comerciais e do realinhamento de tarifas; e no setor privado, a importância da reforma tributária, essencial para simplificar o sistema de arrecadação e facilitar a atividade empresarial.
BID
O BID é a maior fonte de financiamento externo de projetos ao setor público brasileiro, com uma carteira de aproximadamente US$ 14 bilhões, voltados principalmente para a área de infraestrutura. O Brasil é, ao mesmo tempo, o segundo maior acionista do BID e o país que tem o maior volume de financiamento junto à instituição.