Economia
PRODUTIVIDADE
Sustentabilidade é destaque na quinta edição do Mobiliza Brasil
O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa, abriu, no fim da tarde da última quarta-feira (28/8), a agenda da Mobilização pelo Emprego e Produtividade, em um encontro com autoridades do Estado de Mato Grosso. O município de Cuiabá (MT) foi o primeiro da região Centro-Oeste a receber o evento que contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, parceiro oficial do programa do governo federal.
O primeiro compromisso foi uma visita técnica às instalações do Centro Sebrae de Sustentabilidade, premiado em março de 2018, como o prédio mais sustentável em uso, das Américas, e a melhor edificação eleita por voto popular mundial, no concurso Breeam awards 2018, realizado pela instituição britânica Building Reserch Establishment (BRE).
Durante a visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, Da Costa ressaltou a sintonia do Centro com os planos do governo federal. "O nosso foco, como o de vocês, é a pequena empresa, a sustentabilidade e a produtividade. Só assim conseguiremos destravar a economia do país," disse.
À noite, Da Costa reuniu-se com autoridades, políticos e representantes do setor produtivo onde pôde explicar o objetivo do Mobiliza Brasil: mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento econômico local. Ainda teve a oportunidade de conhecer as instalações da Fatec Senai/MT – a maior unidade do país, com 37 mil m² de área destinada à educação profissional e à inovação para a indústria – e pôde conversar com os alunos de robótica, da área da saúde e de panificação.
Na quinta-feira (29/8), no Centro de Eventos do Pantanal, o secretário falou para uma centena de pessoas que se deslocaram de algumas cidades do estado, em caravanas, para conhecer a proposta da Mobilização pelo Emprego e Produtividade.
“Na Década de 90, enquanto o mundo enriqueceu, nós estávamos ficando para trás. E por que nós fomos ficando? Porque nós fomos pouco a pouco destruindo os nossos mercados. Nós fomos pouco a pouco surrupiando a liberdade dos nossos empreendedores. Fomos apagando o orgulho do brasileiro que começou a cansar de ser perseguido por todos os tipos de entraves, como se empresário fosse um vilão e isso já mudou. Neste governo, reconhecemos que é o dia a dia das empresas que importa, pois é lá que veremos o Brasil crescer", afirmou Da Costa para os deputados federais e estaduais, prefeitos, agentes públicos e empresários presentes no evento.
Simplificação
O secretário explicou que o Programa irá passar por todas as unidades da federação para mobilizar governos locais e representantes do setor produtivo, na direção de aprovar políticas públicas que possam simplificar a vida de quem produz e gera emprego e renda.
Também apresentou os macros planos da Secretaria Especial: o Brasil 4.0, o Emprega Mais, o Pró-Mercados, o Pró-Infra e o Simplifica. Destacou, em sua apresentação, a satisfação em conhecer o Centro Sebrae de Sustentabilidade, seus projetos e a importância de apresentar sua linha de trabalho para todo o país, que casa com os planos do governo federal. “O foco do Sebrae Sustentabilidade são as pequenas empresas, sustentabilidade e produtividade. E é exatamente isso que queremos propor. Um ambiente de negócios adequado às necessidades do empresário, de acordo com a sua região, sem entraves e podendo gerar emprego, ” ressaltou.