Economia
Crescimento econômico
“Se conseguirmos recuperar a produtividade, poderemos crescer 4% ao ano”, afirmou Da Costa
Reforma da Previdência, melhorias no ambiente regulatório nacional, produtividade das empresas brasileiras e empregabilidade. Estes foram os destaques das falas do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, e do secretário Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, durante o 3° Investment Leaders Forum, promovido pelo BTG Pactual, nesta quinta-feira (27/6), em São Paulo.
Da Costa reforçou a importância da Nova Previdência para a retomada da confiança do empresário brasileiro, para a geração de novos investimentos e consequente geração de emprego. Para o secretário especial, "se conseguirmos recuperar nossa produtividade, nós podemos crescer 4% ao ano. Precisamos, ainda, proporcionar um ambiente regulatório adequado para os novos investimentos, além de segurança jurídica para o empresariado", afirmou.
Carlos Da Costa apresentou planos do Ministério da Economia para o aumento da produtividade e da competitividade de mercado e destacou o Simplifica – conjunto de medidas para destravar o ambiente de negócios, aperfeiçoando em marcos regulatórios de setores produtivos, por exemplo – como uma das ações que já vem sendo trabalhadas pelo governo federal.
Já Mansueto defendeu a redução do gasto público e o equilíbrio fiscal, com reformas estruturantes que possibilitem a diminuição da despesa primária. O secretário também citou a Nova Previdência, seus impactos no PIB e afirmou que: “se conseguirmos avançar nas reformas corretas podemos entrar numa trajetória sustentável, de longo prazo, incluindo a manutenção de juros baixos, crescimento e até aumento salarial”.