Economia
Assuntos internacionais
Cofiex aprova financiamentos externos no valor de US$ 1,3 bilhão
A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), coordenada pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, recomendou em sua 134ª reunião realizada na quarta-feira (29/5), em Brasília (DF), a preparação de 13 projetos financiados com recursos externos junto a organismos internacionais de desenvolvimento, no valor total de US$ 1,3 bilhão. A reunião foi coordenada pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia, Marcos Troyjo.
Foram recomendados projetos de interesse do Ministério do Meio Ambiente, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e de Estados e municípios brasileiros. Os financiamentos serão contratados em organismos internacionais, como o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Confira os projetos recomendados pela comissão.
Cofiex
É um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional do Ministério da Economia. A Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais exerce a função de Secretaria-Executiva da Comissão, que é composta por representantes dos Ministérios da Economia e das Relações Exteriores. A aprovação na Cofiex é a primeira etapa para obtenção dos financiamentos externos com a garantia da União.