Economia
Prevenção a acidentes
Canpat: fiscalização aborda 50 caminhoneiros no Paraná
- Foto: Foto: Divulgação
O Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes (Getrac) realizou nesta quinta-feira (4), em Campina Grande do Sul (PR), uma ação na qual foram abordados 50 motoristas de caminhão. O objetivo era verificar as condições de trabalho dos profissionais e alertar sobre a prevenção de acidentes nas estradas.
Durante a ação, foram encontradas irregularidades como falta de controle de jornada de trabalho, ausência de concessão de intervalos e pausas obrigatórias, omissão de registro em Carteira de Trabalho e indícios de fraude na concessão de Seguro-Desemprego.
A atividade faz parte do calendário de ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), lançada na quarta-feira (3) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
“Além de verificar as condições de trabalho dos motoristas, esta ação procura conscientizar estes profissionais sobre a importância da obediência aos limites de jornada, manutenção dos caminhões e condução segura como forma de prevenir acidentes”, esclarece o auditor-fiscal do Trabalho Jansen de Lima e Silva, que coordenou a fiscalização.
Segundo ele, a jornada de trabalho e as condições do equipamento, inclusive do caminhão, são fatores determinantes para a segurança do motorista e a prevenção de acidentes de trabalho neste setor. A operação ocorreu na Rodovia Regis Bitencourt (BR-116) e teve a participação do Grupo de Fiscalização de Transportes da Delegacia da Polícia Federal de Curitiba. O Paraná foi escolhido em virtude dos elevados índices de acidentes envolvendo esta categoria profissional no estado.
Canpat
A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat) deste ano tem como tema a “Gestão de Riscos Ocupacionais: o Brasil contra acidentes e doenças no trabalho”.
Nos últimos anos, o país vem registrando avanços nesta área. A taxa de incidência de acidentes caiu de 21,64 para cada mil trabalhadores, em 2009, para 13,74 por mil, em 2017. O mesmo ocorre com a taxa de mortalidade, que diminuiu de 7,55 por mil trabalhadores para 5,24 por mil no mesmo período.
O objetivo da Canpat é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças que atingem os trabalhadores. Segundo o secretário de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, a campanha está focada em quatro grandes áreas: atuação preventiva; simplificação das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; otimização da atuação da fiscalização com tecnologia e reestruturação da Fundacentro, órgão fundamental na construção da cultura de prevenção e na garantia da segurança e saúde do trabalhador.