Economia
Eletromobilidade
Governo publica estudo sobre ações para mobilidade elétrica lançadas no Brasil nos últimos 20 anos
O governo federal lançou nesta semana um estudo sobre as ações voltadas para a mobilidade elétrica lançadas no Brasil desde 1997.
Foram mapeadas 75 iniciativas públicas e privadas. O estudo mostra que 80% dessas iniciativas tiveram início nos últimos seis anos. De 2013 a 2018, foram lançadas 60 ações para eletromobilidade no país. De acordo com o documento, esse salto na disseminação da mobilidade elétrica no Brasil indica um alinhamento com a tendência mundial de crescimento do mercado de veículos elétricos, liderado por China, Estados Unidos e Europa.
O documento, produzido em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), classifica as 75 iniciativas em quatro grupos: políticas públicas; iniciativa privada e parceria público-privada (PPP); formação e pesquisa & desenvolvimento (P&D); e financiamento, e aponta o estágio atual de cada ação.
Acesse aqui o estudo “Sistematização de Iniciativas de Mobilidade Elétrica no Brasil”
Promob-e
O estudo divulgado nesta segunda faz parte do Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente – Promob-e, que integra o acordo de cooperação técnica bilateral entre o governo brasileiro e o governo alemão, e tem por objetivo fomentar a discussão sobre a eletromobilidade no país.