Notícias
Presidente Fernando Henrique e Ministro Dias entregam Prêmio Qualidade 2002
Brasília, 11/12/2002 - O Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias, entregaram dia 3 de dezembro o Prêmio Qualidade do Governo Federal às organizações premiadas em 2002.
O Prêmio está dividido em três faixas (ouro, prata e bronze) e várias categorias. Receberam o troféu as organizações que atingiram o destacado conjunto de pontuação na faixa ouro. Todas as organizações que concorreram participam do Programa Qualidade no Serviço Público, que conta hoje com cerca de mil organizações públicas comprometidas com a melhoria da gestão, do desempenho e da qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
Na faixa Ouro, categoria "Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista", receberam o troféu a Unidade de Negócios da Bacia de Campos, da Petrobrás S.A.; o Departamento de Produção - Rio da Furnas Centrais Elétricas S.A.; e a Unidade Regional de Produção e Comercialização de Tucuruí, da Eletronorte.
Na faixa Prata e nas Categorias Administração Direta e Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista receberam o prêmio a Delegacia Regional do Trabalho no Ceará, duas diretorias regionais dos Correios no Rio de Janeiro e Santa Catarina, e a Diretoria de Crédito do Banco do Brasil. Ainda na faixa prata e na Categoria Especial Saúde ganhou o Hemorio.
Nas categorias Administração Direta, Especial Saúde e Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista ganharam a faixa Bronze a Delegacia Federal de Agricultura no Estado de São Paulo e a Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco; a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - Hemopa, e a Regional do Paraná da Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A.
O PRÊMIO
O Prêmio Qualidade do Governo Federal, instituído em 3 de março de 1998, é uma das ações estratégicas do Programa da Qualidade no Serviço Público, do Plano Avança Brasil.
O Prêmio tem a finalidade de reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem, mediante avaliação feita por uma banca examinadora, desempenho institucional compatível com as faixas de reconhecimento e premiação.
A banca examinadora avalia as candidatas com base no modelo de Excelência em Gestão Pública, alinhado com os modelos de gestão utilizado pelos setores público e privado em mais de 60 países, dentre eles os prêmios President"s Quality Award (específico para organizações públicas) e Malcon Baldrige National Quality Award, dos Estados Unidos, o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade e o Prêmio Nacional da Qualidade, do Brasil.
A cada ciclo, as bancas examinadoras e de juízes desenvolvem um trabalho de análise de aproximadamente 20 mil horas, de caráter voluntário. Este trabalho é feito em parceria com pessoas e organizações que colaboram com o Programa e acreditam na transformação da gestão pública.
No Ciclo 2002 foram capacitadas, nos cursos de preparação para a Banca Examinadora, 815 pessoas, por 63 instrutores voluntários, com apoio de 31 organizações parceiras, em 19 Estados. Dentre os que concluíram os cursos, 310 foram nomeados como voluntários em 41 Bancas Examinadoras. Para apoiar a execução do Ciclo, o PQGF contou ainda com a contribuição voluntária de 44 integrantes de comitês técnicos.
Os resultados de todo esse processo são submetidos ao Conselho do Prêmio Qualidade do Governo Federal, constituído de pessoas da sociedade civil, líderes em suas áreas de atuação e com notória competência e engajamento nos assuntos ligados à excelência da gestão. Atualmente, o Conselho é presidido pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter