Notícias
Premiados do Concurso de Inovações seräo conhecidos dia 20
Brasília, 15/08/2002 -Os 20 melhores projetos do 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - serão conhecidos nesta terça feira, dia 20. Eles concorrem entre 128 projetos inscritos no Concurso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP - Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Instituto Hélio Beltrão. Este ano o evento conta com o apoio do governo francês e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional.
O maior número de projetos, 22, se refere à implementação de melhorias contínuas para o atendimento ao cidadão, como a simplificação e modernização de procedimentos internos e gestão de informações.
Vinte trabalhos que, segundo técnicos da ENAP, apontam para uma tendência no serviço público nos últimos anos, se voltam especificamente para o gerenciamento de informações: vão desde sistemas simples de organização de procedimentos internos, até sistemas que envolvem a logística das instituições; gestão do conhecimento (disseminação de informações dentro e fora das instituições, promovendo a transparência); e melhoria no acompanhamento de processos.
O atendimento ao usuário (serviços itinerantes, ouvidorias, centrais de atendimento e utilização da Tecnologia da Informação) e a articulação de parcerias (governo, empresários e terceiro setor) se fizeram representar com 15 projetos cada um.
Eles mostram o empenho do serviço público federal em direção a uma gestão mais empreendedora: são instituições trabalhando sozinhas ou em conjunto para aumentar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, como bombeiros ajudando em programas de aleitamento materno ou ações do DNER e das delegacias regionais do trabalho fiscalizando o trabalho infantil.
Mudanças mais abrangentes dentro das instituições, que alteram processos de maneira mais profunda, também foram objeto de projetos inscritos no 7º Concurso de Inovações da ENAP. Os 12 trabalhos classificados na área de planejamento e gestão estratégica mudaram a "cultura" dessas instituições.
Participantes
Em termos de instituições, o Ministério da Saúde foi o recordista de trabalhos enviados para o 7º Concurso de Inovações - 30 - com ênfase para o Instituto Nacional do Câncer - seis projetos; logo após vem o Ministério da Fazenda, com 20 projetos. A administração direta centralizada participa com 47 dos 128 projetos concorrentes, e, em relação à distribuição geográfica, a maior parte dos trabalhos vem do Distrito Federal - 60 - e do Rio de Janeiro - 27.
Quatro participantes da sétima edição do Concurso ganharão prêmios extras. Um integrante de cada uma das três equipes que mais se destacarem poderá escolher entre a participação no VII Congresso do Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD), que acontecerá entre 8 e 11 de outubro em Lisboa, ou fazer uma visita técnica para conhecer experiências semelhantes na França e Espanha. O Prêmio Hélio Beltrão contemplará o melhor trabalho na área de Desburocratização.