Notícias
Planejamento assina acordo com União Européia
Brasília, 1/10/2008 – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinou nesta quarta-feira uma parceria com a União Européia que irá possibilitar, nos próximos seis anos, cooperação e troca de experiências em temas de interesse mútuo. As primeiras ações bilaterais terão foco nas áreas de desenvolvimento territorial, política social e sustentabilidade ambiental. O projeto terá início em 2009 e custará 9,13 milhões de euros.
Foto: Antonio Cunha/Divulgação.
A assinatura do acordo contou com a participação do chefe da Delegação da Comissão Européia no Brasil, embaixador João José Pacheco Soares, do embaixador Paulo Miranda, representando a Agência Brasileira de Cooperação, e de autoridades européias e de ministérios setoriais.
O ministro Paulo Bernardo disse que a parceria veio estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a UE. “Temos obtido muita colaboração e boa vontade dos representantes da União Européia elogiou o ministro, ao comentar que a aproximação mais recente ocorreu ano passado, quando o presidente Lula esteve em Lisboa, para a assinatura de um tratado – “onde nos tornamos mutuamente parceiros estratégicos.
Foto: Antonio Cunha/Divulgação.
O projeto de Diálogos Setoriais com a União Européia será coordenado pelo Ministério do Planejamento e contará com parceiros como os ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Social, Previdência Social, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
Entre as ações previstas estão estudos e pesquisas, visitas técnicas, conferências e seminários, e assistência técnica especializada para a implantação de políticas públicas.