Notícias
Para secretário de Gestão, mudanças na administração refletem momento histórico
Brasília, 17/3/2010 – O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão, disse no painel do Consad: Políticas inovadoras em gestão, que a administração pública está diferente e voltada para um cenário de inovações.
A necessidade de inovação, segundo ele, ocorreu por força das transformações verificadas no Brasil e no mundo e dos impactos que essas mudanças causaram na sociedade.
“No contexto da nossa realidade, tivemos várias fases e movimentos, antes e depois da crise fiscal, até chegarmos a esse estágio de desenvolvimento, e ainda estamos nos renovando, tendo em conta a configuração atual do Estado, por enquanto imperfeita e em processo de aperfeiçoamento, afirmou.
Tiago Falcão disse que, como decorrência do momento histórico, o grande desafio que se impõe para o setor público é ouvir mais a população, que mudou de perfil, sabe o que quer e ainda reivindica espaço de participação nas decisões. “Hoje contamos com as demandas de uma nova classe média incorporada ao mercado de consumo que cobra do Estado bons serviços e exige transparência, acrescenta.
De acordo com o secretário, a título de adaptação às novas situações, foi necessário reorganizar a atuação da administração pública federal. Isso incluiu a opção pela realização de concursos públicos, a preferência por um quadro qualificado de servidores e a criação de novos órgãos e entidades para centralizar a abordagem de temas que ainda estavam sem tratamento específico.
“São novas formas de perceber e tratar algumas agendas públicas, como a questão do desenvolvimento social, do combate à fome, pesca, portos, controle interno e prevenção de corrupção, que são exemplos de temas que tiveram novo tratamento durante esse governo, frisou, acrescentando que, para corresponder aos interesses da sociedade, o governo também se posicionou em relação a temas considerados transversais, como a questão da juventude, das mulheres, da igualdade racial e direitos humanos. “São questões de grande importância que foram reconhecidas e ganharam espaço dentro da administração pública formal, afirmou.
Falcão comentou que nos últimos anos o Estado brasileiro se tornou mais permeável. “Ampliamos bastante os mecanismos de participação. Temos as conferências nacionais para a discussão de políticas setoriais que ocorrem com uma freqüência muito grande aqui em Brasília, com os auditórios cada vez mais lotados, exemplificou.
A multiplicação dos conselhos como espaços de discussão e de debate de políticas sociais também é uma característica desse governo, lembrou o secretário. Além dos conselhos, citou como experiências interessantes as consultas públicas, as ouvidorias, a mesa de negociação do serviço público. “Ou seja, temos um Estado diferente, com novos servidores, nova mentalidade, novas competências e potenciais, resumiu.