Notícias
Marcelo Viana dirá no Clad o que há de novo em gestão no Governo Federal
Brasília, 27/10/2009 – O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, vai coordenar o painel Políticas Inovadoras em Gestão na América Latina, no primeiro dia de atividades do 14º Congresso do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), que será aberto pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, hoje à noite em Salvador. Na oportunidade, o secretário também será painelista, apresentando o tema “Políticas Inovadoras em Gestão no Brasil.
Na palestra a ser apresentada amanhã, das 10h45 às 12h15, na sala Fernando Pessoa/ 3, no Hotel Pestana, Marcelo Viana divulgará as medidas que estão sendo adotadas pela administração pública brasileira para modernizar a ação estatal, levando em conta os desafios do século XXI.
O redesenho formulado pelo atual governo visa a gestão para resultados, focada nos interesses dos cidadãos, na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento econômico. Também entraram em consideração as políticas de distribuição progressiva de renda como forma de garantir qualidade de vida às camadas mais pobres da população.
O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento vai detalhar as iniciativas do governo federal em seis eixos principais:
- inovações para facilitar a vida dos cidadãos e das empresas;
- inovações na gestão de programas estruturantes (PAC e Bolsa Família);
-inovações para melhorar o desempenho da máquina pública (contratos de desempenho institucional);
- inovações na agenda federativa (Portal dos Convênios);
- inovações nos instrumentos do ciclo de gestão (proposta de Decreto de Gestão Orçamentária);
- inovações em gestão de pessoas.
A exemplo de Marcelo Viana falando sobre as inovações que estão sendo introduzidas no Brasil no tema gestão pública, também os painelistas Juan Manuel Abal Medina (Argentina), Ana María Santestevan García da Rosa (Uruguai), Manuel Ramón Ventura Camejo (República Dominicana/atual presidente do Clad) e Rossana Cecilia Pérez Fuentes (Chile), abordarão as experiências de seus respectivos países.
O congresso internacional sobre reforma do Estado será sediado pelo Brasil pela segunda vez. A primeira edição do evento ocorreu no Rio de Janeiro, em 1996.
O Clad é uma organização intergovernamental, composta por 22 países, com o objetivo de apoiar a melhoria da gestão pública na América Latina.