Notícias
Inscrições para o curso sobre Ética e Serviço Público encerram no dia 20
|
||
Brasília, 14/10/2004 - O Projeto EuroBrasil 2000, de cooperação para a modernização do Estado, articula com a Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, medidas de apoio ao governo brasileiro no aperfeiçoamento das atividades de gestão pública. Estão entre as expectativas do projeto a ser implementado entre 2004 e 2006, melhorar a capacidade de gestão dos servidores com vínculo permanente com a administração pública e intensificar laços de intercâmbio com a Europa. O projeto co-financiado pela União Européia começa no próximo dia 14, com a realização de curso à distância sobre ética profissional. As inscrições estão abertas, de hoje (4) até a próxima quarta-feira (20).
Além do curso sobre ética, de 14 a 27 de outubro pela internet, serão realizados seminários dentro do tema, dias 18 e 19 de novembro em Brasília, 22 e 23 de novembro em Fortaleza, e 25 e 26 de novembro em Porto Alegre. O objetivo das abordagens a respeito de padrões de ética é reforçar a importância das questões éticas no universo do serviço público como condições à eficiência e a transparência e ao fortalecimento institucional.
Também faz parte da agenda do projeto EuroBrasil em 2004 ações de capacitação (videoconferência e oficinas), na área de planejamento estratégico. Todos esses eventos serão desenvolvidos em Brasília, a videoconferência no dia 21 deste mês, no auditório da INTERLEGIS/Senado Federal e as oficinas, de 9 a 12 de novembro, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Para dezembro estão previstas missões de estudos na Europa. Até 2006 deverão acontecer 21 missões de servidores públicos à Europa, nove missões de professores europeus ao Brasil e intercâmbio de 30 servidores.
Segundo a Direção Nacional do Projeto EuroBrasil 2000, o público alvo prioritário do projeto será constituído de servidores de nível superior com cargo efetivo na Administração Pública Federal. As ações de capacitação envolverão 4.360 servidores públicos, mais de três mil deles participando presencialmente de treinamentos e 232 tomando parte em missões de capacitação na Europa.