Notícias
Gestão em saúde é prioridade do governo
Hemorio é o grande vencedor de 2007 do Prêmio Nacional da Gestão Pública
Brasília, 21/2/2008 - O ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Saúde, José Temporão, acompanhados do Governador do Rio, Sergio Cabral, anunciaram hoje, na sede do Hemorio, no Rio de Janeiro, as mudanças no Prêmio Nacional da Gestão Pública e os ganhadores do ciclo 2007.
Fotos: Gabriel Neumann/divulgacao.
Nós pretendemos concentrar o foco do Prêmio Nacional da Gestão Pública em três categorias: uma para a Administração direta, outra para a administração indireta como empresas publicas e sociedades de economia mista e também uma categoria especial que terá um tema a cada ano. Para o ciclo de 2008 será Qualidade no atendimento em saúde.
A escolha do segmento Saúde para 2008 faz parte de uma agenda de estímulo ao setor que terá ações definidas em conjunto pelos Ministérios do Planejamento e Saúde. O tema foi acertado em reunião do Conselho Nacional da Gestão Pública, formado por membros da sociedade civil reconhecidamente preocupados com qualidade e responsabilidade social. Para os próximos anos outros temas deverão ser escolhidos para representar as melhorias previstas para o setor público.
O ministro destacou que ao completar 10 anos, o Prêmio Nacional da Gestão Pública será reestruturado, com o objetivo de premiar e destacar o que o setor público, efetivamente, faz de bom para o cidadão. Uma das alterações já definidas é que, a partir de agora, somente poderão concorrer ao prêmio as organizações públicas do Poder Executivo, nas esferas federal, estadual e municipal.
Também o número de categorias de premiação, antes oito, foi reduzido para as três citadas pelo ministro. Assim, o Prêmio terá apenas três organizações vencedoras, uma em cada categoria. O processo de avaliação das organizações candidatas, por pontuação, será mantido.
Durante a solenidade realizada na sede do Hemorio, o ministro Paulo Bernardo informou que o ganhador do troféu do Prêmio, a premiação máxima, e que há três anos não havia sido conquistado foi o Hemorio.
Estão de parabéns o Estado Rio e os servidores do Hemorio É uma alegria muito grande vir aqui conhecer o trabalho que vocês estão realizando e essa premiação, com certeza, vai servir de estímulo para as outras organizações que prestam serviços de saúde no Brasil inteiro.
O ministro ressaltou a importância do prêmio conquistado pelo Hemorio ao anunciar os outros importantes ganhadores como a Petrobrás, que ganhou a faixa ouro, o Inmetro, que ficou com a faixa prata e o Exército Brasileiro que conquistou a faixa Bronze, entre outros.
O governador do Rio, Sergio Cabral, aproveitou sua fala para afirmar que a alta qualidade do trabalho realizado pelo Hemorio foi inspirador para que o estado realizasse outras mudanças fundamentais na saúde publica do que hoje é oferecida aos cariocas.
Vencedores do Prêmio Nacional da Gestão Pública em 2007
Troféu (premiação máxima) Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti) Categoria Especial Saúde;
Ouro Petrobrás (Unidade de Negócios da Bacia de Campos) Categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista;
Prata Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) Categoria Autarquia e Fundação; e Banco do Brasil (Diretoria de Crédito), Eletronorte (Unidade Regional de Transmissão do Mato Grosso), Eletronorte (Superintendência de Operação e Manutenção da Transmissão) Categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista;
Bronze 35º Batalhão de Infantaria, Comando da 10ª Região Militar e CASNAV (Centro de Análises de Sistemas Navais) Categoria Administração Direta; ECT (Diretoria Regional de Brasília), ECT (Diretoria Regional do Rio de Janeiro), Usina Henry Borden (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), Banco do Brasil (Diretoria de Agronegócios), Eletronorte (Unidade Regional de Transmissão do Maranhão), Eletronorte (Unidade Regional de Transmissão do Tocantins), Eletronorte (Unidade Regional de Produção e Comercialização de Rondônia) Categoria Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista; e Laboratório Químico Farmacêutico do Exército Categoria Especial Saúde.
Novos Conselheiros Além das inovações no formato do Prêmio também o Conselho Nacional da Gestão Pública ganhou nova formação para atuação no período de 2007 a 2010:
MAGRID TESKE (Empresária - Herbárium) - Presidente do Conselho;
CRISTINA SERRA (Jornalista - Rede Globo);
LUIZA HELENA (Empresária - Magazine Luiza);
SILVIO VAZ (Diretor Superintendente da Fundação Vale do Rio Doce); e
MICHAL GARTENKRAUT (Presidente-Executivo da Fundação Nacional da Qualidade).
O Prêmio Nacional da Gestão Pública é uma das estratégias do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) desenvolvido no âmbito da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges), órgão responsável pela modernização da gestão na Administração Pública Federal.