Notícias
Desburocratização terá índice de avaliação
Brasília, 04/04/2002- O próximo grande desafio dos comitês interministeriais do Programa Nacional de Desburocratização, do Ministério do Planejamento, é criar um "índice da desburocratização". Segundo Elisa Martins, gerente do programa, que integra o Plano Avança Brasil, este "índice" servirá para avaliar as mudanças e os resultados ocorridos nesses dois anos, definir novos padrões e estabelecer metas mais avançadas.
Elisa Martins garante que o cidadão será o grande beneficiado pelo trabalho dos comitês, porque o governo federal vai ter em mãos informações detalhadas sobre as reais necessidades da população.
"Nunca medimos os avanços conseguidos com as ações de desburocratização. O que muda depois disso é que todos os setores do governo estarão cada vez mais voltados para seus clientes", disse ela.
O Programa Nacional de Desburocratização foi criado para melhorar as relações entre o serviço público e o cidadão. O objetivo é qualificar o atendimento através da eliminação de normas e exigências desnecessárias. Mais de 500 medidas foram tomadas durante esses dois anos, facilitando a vida da população.
Os comitês interministeriais formados por representantes de ministérios e órgãos da administração direta, autarquias e fundações, e sua função é propor mudanças que eliminem procedimentos burocráticos. Nos próximos meses, cada órgão irá construir seus próprios indicadores de desempenho, usando como parâmetro o atendimento ao público antes e depois das ações de simplificação na prestação de serviços.