Notícias
Congresso do CLAD no Brasil vai ter mais de 130 painéis sobre reforma do estado
Brasília, 15/6/2009 – O 14º Congresso do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), previsto para outubro na Bahia, deverá superar edições anteriores. Ao todo serão 134 painéis com idéias e experiências sobre Reforma do Estado, 40 deles exclusivamente do Brasil.
A realização do congresso do Clad no Brasil é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, que está sendo coordenada pela Secretaria de Gestão (Seges). O titular da secretaria, Marcelo Viana, aposta que o evento “deve ser o maior da história.
Segundo o secretário de Gestão, cerca de 600 especialistas nacionais e estrangeiros estarão envolvidos diretamente com a apresentação dos temas. Mais de duas mil pessoas são esperadas no evento.
O Clad é uma organização intergovernamental, composta por 22 países membros, com a finalidade de apoiar a melhoria da gestão pública na região em um ambiente de governança democrática e participativa. O encontro da entidade, este ano, será realizado de 27 a 30 de outubro, em Salvador.
Do total de painéis inscritos, 94 serão internacionais e desses, 39 multinacionais, com a participação de dois países ou mais. Os outros 55 internacionais serão dedicados a um país por painel.
Não estão incluídas nesse levantamento organizações internacionais com escritórios no Brasil, como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização Panamericana de Saúde e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A participação brasileira nos debates do Clad abrangerá representantes de órgãos de governo, universidades, iniciativa privada e terceiro setor. Do Governo Federal estão inscritos 25 órgãos, ministérios e agências reguladoras.
O Ministério do Planejamento será o mais presente em painéis. Serão cinco da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), cinco da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), quatro da Seges, um da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), um da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), um da Secretaria do Orçamento Federal (SOF) e um da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI).
Do conjunto de assuntos que serão tratados pelo Ministério estão: Avaliação de Políticas Públicas, Articulação Federativa na Prestação de Serviços Sociais, Políticas Inovadoras em Gestão na América Latina, Supervisão Regulatória e Articulação da Regulação com as Políticas Públicas, Democratização das Relações de Trabalho na Administração Pública, Formação de Dirigentes e Funcionários Públicos em nível de Pós-Graduação Lato Sensu – A experiência das Escolas de Governo, Formação em Governo Eletrônico, Desafios Contemporâneos do Planejamento Governamental, Qualidade do Gasto Público, Instrumentos de participação na Gestão do Patrimônio Público, entre outros.
Para conferir a lista de painéis, clique no link http://www.clad.org.ve/congreso-clad/paneles-aceptados-provisionalmente.
Autoridades – Por enquanto, estão confirmadas as participações dos ministros Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, e de José Gomes Temporão, da Saúde, que farão exposições sobre assuntos de suas respectivas áreas.
Além do Poder Executivo, deverão participar do evento integrantes da Câmara e Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O setor privado estará representado pelo empresário e consultor, Antoninho Marmo Trevisan, e pelo presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Paulo Godoy.
Representando o universo acadêmico, confirmaram presença professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), entre outras.