Notícias
Concurso público para a Educação abrirá 19,2 mil vagas
Brasília, 3/9/2008 – Em conformidade com a determinação de governo, de dar prioridade à melhoria das condições de ensino no país, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou a contratação, para 2008 e 2009, de 19.221 servidores nos quadros do Ministério da Educação, por meio de concurso público. As vagas são para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
A portaria nº 286, que autoriza a medida, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 3, na Seção 1, página 78.
De acordo com a portaria, o contingente de vagas estabelecido hoje permitirá o ingresso nos cargos de professor de Magistério Superior e de técnico-administrativo em Educação, níveis superior e intermediário.
O quantitativo de vagas em oferta é o seguinte: professores da Carreira de Magistério superior (10.982), técnico-administrativo em Educação, nível Superior/Classe E (3.750) e técnico-administrativo em Educação, nível intermediário/Classes B,C e D (4.489).
As primeiras contratações nas IFES deverão ocorrer ainda em 2008, sendo 1.000 vagas, a partir deste mês, destinadas somente ao provimento de professores. Os demais postos deverão ser preenchidos em 2009, de forma escalonada, segundo cronograma que será divulgado pelo Ministério do Planejamento oportunamente.
Também foi informado na portaria que cada instituição será responsável pela realização próprio concurso, ficando encarregada da publicação do edital de abertura e de todos os atos administrativos que se fizerem necessários.