Notícias
Concurso de Inovações chega à sexta edição com balanço sobre melhoras na Gestão Pública
Brasília, 11/09/2001 - No próximo dia 19 de outubro serão divulgados no endereço www.enap.gov.br os premiados da sexta edição do Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão, entre os 89 trabalhos inscritos na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Mas a comemoração só vai acontecer no dia 25, na própria ENAP, de forma bem diferente. A partir das 14 horas haverá uma mesa redonda sobre as estratégias de inovação do Banco do Nordeste, Inmetro, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do vencedor de 2001, além da apresentação de algumas das melhores práticas de gestão já premiadas. Acontece no mesmo dia o lançamento de um livro com o balanço dos primeiros cinco anos da premiação.
O Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal foi lançado em abril de 1996, promovido pela ENAP, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto Helio Beltrão. Seu objetivo é identificar, divulgar e premiar experiências já implementadas na administração federal que apresentem soluções de gestão inovadoras e resultados concretos, e contribuam para a desburocratização do serviço público.
Neste período foram inscritas 518 experiências e premiadas 178 iniciativas, de 91 instituições. Os trabalhos acabaram formando um verdadeiro acervo de conhecimentos sobre como melhorar e aperfeiçoar a administração. Eles representam uma significativa parcela do que está sendo implementado de novo para enfrentar os grandes desafios que se colocam para os gestores públicos.
O livro "Inovações na Gestão Pública Federal - Balanço dos Cinco Anos do Concurso promovido pela ENAP" apresenta uma sistematização das experiências premiadas. Segundo a presidente da Escola de Administração, Regina Pacheco, o trabalho oferece uma oportunidade de reflexão, e incentiva o aprofundamento do debate sobre a administração pública.
Do total de 89 inscritos este ano, o Distrito Federal é disparado o maior competidor (51 experiências), seguido do Rio de Janeiro (11 experiências). A maioria dos trabalhos se refere à simplificação e agilização de procedimentos, gestão de pessoal e capacitação.
O Ministério do Planejamento participa do prêmio com nove trabalhos: Experiências do SIAPnet; Projeto Formar; e Projeto Recadrastramento dos Imóveis de Uso Especial da União (Secretaria de Patrimônio da União); Sistema DIRF/GOV - Departamento de Integração de Sistemas de Informação; Comprasnet: o site transparência das compras governamentais (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação); Sistema de Informações Setoriais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração).