Notícias
Começa Fórum Regional sobre Reinvenção do Governo na América Latina
Brasília, 3/5/2007 Governabilidade democrática, redistribuição de renda, confiança no governo e gestão pública foram os principais temas abordados na cerimônia de abertura do Fórum Regional Reinvenção do Governo da América Latina, em 2/5, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília, onde representantes de 19 países, incluindo o Brasil, discutirão, até 4 de maio, o aperfeiçoamento da qualidade da governança e o fortalecimento da capacidade do Estado.
As boas-vindas foram dadas pelo anfitrião do evento, Valter Correia, Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento. Em seguida, Kim Bolduc, coordenadora residente da Organização das Nações Unidas - ONU no Brasil, fez uma retrospectiva histórica do cenário político, social e econômico na América Latina e chamou a atenção para a governabilidade democrática, para os altos níveis de desigualdade, para a construção de cidadania e acesso dos cidadãos às informações dos governos da região (Veja discurso anexo).
O Sr. Guido Bertucci, representante da Divisão de Assuntos Sociais e Econômicos (UNDESA) da ONU, marcou o contraste existente entre as classes sociais e o empobrecimento da classe média latino-americana.
O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi o último a falar. Ele reconheceu que a construção da confiança no governo é tema importante e trabalho permanente na atualidade e só aumentará à medida que a relação entre governo e sociedade for mais informal.
Segundo o Ministro, o Brasil necessita de mudanças baseadas em regras mais estáveis, lembrando as tentativas de controle do processo inflacionário, onde diversos planos e mudanças constantes nas regras prejudicaram o grau de confiabilidade no governo, assim como o agravamento dos problemas sociais.
Por outro lado, o Ministro lembrou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo federal para atacar as questões sócio-econômicas, como o Programa Bolsa Família, o Programa de Aceleração do Crescimento PAC e as ações que levaram ao crescimento de renda da população nordestina (38% em 4 anos).
O Ministro encerrou o discurso reconhecendo que o governo tem dando ênfase na modernização de áreas onde a população tem obrigações, em detrimento do setor de serviços, mas que o governo tem intenção nos debates, na qualidade da gestão, na redução dos gastos públicos e na reforma tributária.
O evento encerrou com uma apresentação cultural do grupo musical Casa de Farinha e uma recepção de boas-vindas.
O Fórum é etapa preparatória para o 7º Fórum Global que acontecerá em Viena, Áustria, de 26 a 29 de junho de 2007, sobre o tema Construindo Confiança no Governo. É organizado pela Divisão de Assuntos Sociais e Econômicos (UNDESA) da Organização das Nações Unidas ONU, em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com o Governo do Brasil, por intermédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Tem como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, os Correios e a Petrobrás.