Notícias
Bernardo assina projeto de cooperação com a União Européia
Brasília, 30/9/2008 – O ministro Paulo Bernardo assina na tarde desta quarta-feira, 1º de outubro, o projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais: Brasil-União Européia, às 15h00 no salão nobre do Ministério do Planejamento. Coordenado pela Secretaria de Gestão, o projeto será devolvido até 2013, no valor total de 9,13 milhões de euros.
A nova parceria colocará o Brasil na condição de “parceiro estratégico, o mesmo nível de relacionamento externo que o bloco europeu mantém com Estados Unidos, Rússia, China, Canadá, Japão e Índia.
O projeto tratará de temas como desenvolvimento territorial, política social e sustentabilidade ambiental. O objetivo é trocar experiências entre grupos de trabalhos brasileiros e europeus que tenham a preocupação com a igualdade de gênero, os direitos humanos, a boa governança, entre outros desafios de importância regional e global.
A fase piloto – no período 2008-2010 – irá contar com 3,1 milhões de euros, sendo 2 milhões da União Européia e 1,1 milhão do Ministério do Planejamento e de parceiros, como os ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Social e da Previdência Social.
O projeto irá proporcionar estudos e eventos para troca de experiências, assistência técnica especializada, além de elaborar um sistema de informação e comunicação para o acompanhamento das atividades.
A área de governança pública também poderá ganhar espaço no projeto de parceria com a União Européia. A negociação para a inclusão do tema está sendo conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores.
A relação Brasil-UE se intensificou em 2007, com discussões conjuntas sobre mudança climática, pobreza e energia, durante encontros ocorridos em Lisboa, Bruxelas e Brasília.