Notícias
Banco Central segue GESPÚBLICA para modernizar gestão
Brasília, 31/8/2006 - O Banco Central do Brasil é o mais novo participante do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), desenvolvido pelo Ministério do Planejamento. Ao seguir o Modelo de Excelência em Gestão Pública preconizado pelo Programa o Banco Central visa implementar melhorias no seu sistema gerencial. Por se tratar de órgão regulador, a iniciativa de aprimorar a gestão tem a finalidade de gerar resultados de eficiência e eficácia que possam beneficiar o país.
A adesão ao programa começa nesta quinta-feira (31.08) com a aplicação do curso Auto-avaliação para representantes de áreas do Banco. Hoje e amanhã, dia 1º, das 9 h às 18h30, será desenvolvido um trabalho de mobilização e capacitação sobre os ciclos contínuos de avaliação da gestão a fim de que esse conhecimento seja transmitido internamente na organização.
O apoio técnico dos instrutores do Ministério do Planejamento e voluntários da Rede Nacional da Gestão Pública (RNGP) inclui assistência ao longo do processo e validação do resultado apurado, mediante certificação.
O GESPÚBLICA é política pública alinhada ao Plano Plurianual de Ações (PPA) formulado para a gestão, tendo como principais características ser essencialmente pública; estar focada em resultados para o cidadão e ser federativa . A metodologia do Programa serve de orientação às organizações compromissadas com o aperfeiçoamento contínuo, em busca de resultados que correspondam às expectativas da sociedade.
Além do Banco Central, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deverão iniciar o ciclo de auto-avaliação continuada do GESPÚBLICA. Os cursos estão marcados para setembro e outubro, respectivamente.