Notícias
Abertas inscrições para o próximo Congresso do Clad
Brasília, 19/7/2010 – Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad). O evento de intercâmbio de experiências e estudos sobre administração pública será realizado este ano em Santo Domingo, na República Dominicana, no período de 9 a 12 de novembro.
A participação como ouvinte requer o pagamento de taxa de inscrição no valor de US$120 se o procedimento for realizado com antecedência. Nesse caso, o formulário de registro e o comprovante de pagamento devem ser enviados por e-mail para
clad@clad.org até o dia 24 de setembro. O prazo se prolonga um pouco mais, até 10 de outubro, para pagamento pelo sistema de cartão de crédito Paypal. Após essa data, o credenciamento só poderá ser feito na sede do encontro e a taxa a ser paga sobe para US$ 160. Associados do Clad e estudantes têm descontos.
Desenvolvido por meio de painéis temáticos e de apresentações individuais, o congresso do Clad divulgará experiências e agendas de inovação na área da governança pública. Entre os temas previstos, profissionalização da função pública como forma de fortalecimento da capacidade democrática dos governos ibero-americanos; direitos dos cidadãos alinhados aos recursos de interoperabilidade do sistema de governo eletrônico e ao uso de software público; gestão de qualidade na Administração Pública Ibero-americana para o desenvolvimento de serviços aos cidadãos; ética pública na consolidação de uma nova cultura democrática na América Latina; estratégias de governos para melhorar o desenho, a condução e a avaliação das políticas públicas; e o protagonismo da cidadania em favor de governos mais democráticos.
O que é o Clad – Em funcionamento desde a década de 70, o Clad é um organismo público internacional dedicado a atividades de apoio à melhoria da gestão pública na América Latina. Começou a funcionar por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela. Atualmente é composto por 22 países-membros. O trabalho da organização consiste em promover reuniões internacionais especializadas, publicar obras, prestar serviços de documentação e informação, realizar estudos e viabilizar a cooperação técnica entre seus pares e países de outras partes do mundo.
A primeira edição do Congresso do Clad foi feita no Brasil, em 1996, tendo a cidade do Rio de Janeiro como sede. Em 2009, o encontro voltou para o Brasil, em Salvador, na Bahia. Como em todos os anos, o evento reúne pesquisadores, professores, consultores, gestores públicos, líderes políticos e sindicais, e representantes de governos, para tratar de temas de interesse comum relacionados à reforma do Estado e da Administração Pública.
Mais informações: http://pti.clad.org/congreso-clad/