Notícias
75 vagas temporárias para área de Comércio Exterior
Brasília, 11/12/2008 – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo autorizou a contratação de 75 profissionais para trabalho temporário na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A medida está detalhada na Portaria nº 376, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
As áreas de formação previstas são Contabilidade, Administração, Secretariado, Tecnologia da Informação, Economia, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia, Relações Internacionais, Química e Letras (Russo, Chinês e Árabe). Serão oferecidas 30 vagas para quem tenha nível intermediário de escolaridade e 45 vagas para candidatos com formação superior. A natureza das atividades será diferenciada entre técnica, de apoio ou de complexidades gerencial ou intelectual.
As contratações deverão ocorrer a partir de dezembro de 2008, por meio de processo seletivo simplificado, que requer a realização de prova escrita. Essa é uma das exigências da lei nº 8.745/1993, que trata de recrutamento de mão-de-obra temporária no serviço público.
A portaria do Ministério do Planejamento determina que o edital de abertura de inscrições para o processo seletivo contenha informações sobre o número de vagas, a descrição das atribuições, o prazo de duração do contrato e a remuneração a ser paga. As despesas com as contratações correrão à conta das dotações orçamentárias do Ministério da Indústria e Comércio Exterior.