Comissão de Obras e Infraestrutura Hospitalar - COI
O que é a Comissão
A Comissão de Obras e Infraestrutura Hospitalar/COI é vinculada à Superintendência do HUSM, de caráter permanente, multiprofissional, consultiva, de natureza técnico-científica e tem a finalidade de atuar como núcleo estratégico para instruir e normatizar os processos que envolvem demandas relacionadas a edificação hospitalar. O arcabouço legal de infraestrutura hospitalar se norteará pelas: Normas Técnicas e à Legislação vigente, como por exemplo: RDC nº050, de 21 de fevereiro de 2002 – ANVISA/MS, que regulamento o planejamento, programação, elaboração e avaliação dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde; pela NBR 14565 - Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada; as Leis e resoluções relativas ao Meio Ambiente, entre outras, a Resolução CONAMA n° 307, de5 de julho de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil e a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
Suas competências
I. Elencar, definir, priorizar a resolução das demandas mais importantes relacionadas às
edificações do HUSM, que vão desde obras, reformas, ampliações físicas, redes lógicas, segurança ambiental até instalações tecnológicas de infraestrutura.
II. Promover a funcionalidade do ambiente hospitalar preconizado para estabelecimentos
assistenciais de saúde que atenda aos princípios de regionalização, hierarquização, acessibilidade e qualidade da assistência prestada à população.
III. Integrar as áreas de gestão relacionadas no processo de decisão para as melhores soluções relacionadas à infraestrutura hospitalar.
IV. Propor melhorias constantes que geram segurança aos pacientes, profissionais e demais usuários do HUSM
Participantes
A Comissão de Obras e Infraestrutura Hospitalar (COI/SUP/HUSM-UFSM) será composta por equipe multiprofissional, buscando abranger as áreas de interesses da instituição e
garantir sua representatividade, outros colaboradores/profissionais poderão ser convidados a participar das reuniões da Comissão para discussão de atividades, temas ou assuntos específicos, conforme a necessidade:
I. 1 (um) representante da Gerência Administrativa: Chefe da Divisão de Logística e
Infraestrutura Hospitalar.
II. 1 (um) representante da Gerência de Atenção à Saúde: Chefe da Divisão de Gestão do
Cuidado.
III. 1 (um) representante da Gerência de Ensino e Pesquisa: Chefe do Setor de Gestão do Ensino.
IV. 1 (um) representante do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital.
V. 1 (um) representante do Setor de Administração.
VI. Representantes do Setor de Infraestrutura Física: Chefe do Setor e Profissionais da Equipe
de Engenharia/Arquitetura.
VII. Representante do Setor de Engenharia Clínica: Engenheiro Clínico.
VIII. Representante da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST):
Engenheiro de Segurança do Trabalho.
IX. Representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Equipe que compõe:
Portaria - SEI nº 42 - Comissão de Obras e Infraestrutura Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria, de 01 de fevereiro de 2024
Chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar – Márcia Maria Hengemühle
Gerente Administrativo - João Batista de Vasconcellos
Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado - Berenice de Oliveira Cruz Rodrigues
Chefe do Setor de Gestão do Ensino - Ana Valéria de Almeida Vaucher
Chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital - Emerson Alexandre Mortari
Chefe do Setor de Infraestrutura Física - Rodrigo de Quadros Leal
Arquiteta Rebeca Campelo de Souza
Engenheiro Civil Rutinaldo da Conceição
Engenheiro Elétrico Tomas Cherobini Dalla Corte
Engenheiro Clínico Odair Moreira
Engenheiro de Segurança do Trabalho Elson Fernandez Cozza
Engenheiro Mecânico Tiago Henrique Azevedo de Brito
Engenheira Mecânica Veridiana Rodrigues Nepomuceno
Membros do CCIH:
Médico Lucas de Figueiredo Rosa
Enfermeira Débora Luiza dos Santos
Dias e horário das reuniões:
Os encontros se darão na primeira e terceira segundas-feiras de cada mês, das 9h às
10h. o calendário de 2024 é o seguinte:
Janeiro dias 8 e 22(dia 22 cancelado)
Fevereiro dias 5 e 19(dia 19 cancelado)
Março dias 4 e 18
Abril dias 1 e 15
Maio dias 6 e 20
Junho dias 3 e 17
Julho dias 1 e 15
Agosto dias 5 e 19
Setembro dias 2 e 16
Outubro dias 7 e 21
Novembro dias 4 e 18
Dezembro dias 2 e16
Regimento Interno: