Notícias
Empreendedorismo e Inovação
Representantes do Inova RS visitam o Hospital Universitário
Da esquerda para direita: Ivana Mânica, Humberto Palma,Cristiane Scrimin, Letícia Nascimento, Bibiane Segala e Claudi Padia.
No final de outubro, representantes do Inova RS - programa do Governo Estadual que orienta e embasa as ações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia nas áreas de agronegócio, turismo e saúde e bem-estar – visitaram a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
O objetivo da visita dos gestores de Inovação e Tecnologia Claudir Padia e Bibiane Segala foi divulgar as possibilidades de conexões entre Estado, municípios e Universidades, com foco no desenvolvimento local, econômico e social do HUSM, contribuindo assim para tornar o RS referência global de inovação.
O Superintendente do HUSM, Humberto Palma, a Gerente de Ensino e Pesquisa, Ivana Mânica da Cruz, juntamente com as chefias do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Leticia do Nascimento e da Unidade de Gestão, Cristiane S. Bortoluzzi, apresentaram ao INOVA RS a projeção do hospital universitário quanto aos direcionadores estratégicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no eixo pesquisa e inovação:
No horizonte de dois a cinco anos, o HUSM traçou como ações prioritárias a criação de meios de divulgações que permitam a visualização das pesquisas de inovações e gestão das informações e resultados; a definição de linhas estratégicas de pesquisa e inovações com planejamento de metodologias próprias para captura, avaliação e desenvolvimento de ideias, além do foco em prospectar estudos multicêntricos e pesquisas com retorno/patentes para o nosso hospital visando a auto sustentabilidade.
Ainda destacaram que, a estruturação de novos modelos de negócios para pesquisa e inovação no âmbito do HUSM/EBSERH são ações estratégicas que buscam parcerias para serem efetivadas e relacionam a importância dessa conexão com o INOVA RS para colocar em prática esse planejamento.
Para a próxima década, o HUSM projeta escalar esses modelos de negócios garantindo fontes de receitas próprias oriundas da pesquisa e inovação com prospecção no mercado internacional. Também, pretende estar consolidado nacional e internacionalmente como referência em pesquisa aplicada e inovação em saúde, além de protagonizar projetos e programas alinhados às necessidades da sociedade.
Além disso, a expansão da pesquisa com investimento de recursos próprios, captação de recursos nacionais e internacionais, e criação de um fundo de incentivo à pesquisa e agenda de inovação independente explorando tendências e novas oportunidades garantirá ao HUSM consolidar a auto sustentabilidade.
Por destacar-se no RS como o maior hospital público - de nível terciário - e com o único Pronto Socorro a atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no interior do Estado, e ser um campo fértil para desenvolvimento de pesquisa e ter um ambiente propício a experimentação e disseminação de inovação, o HUSM torna-se na região central do estado um importante propulsor da inovação, contribuindo assim para o RS tornar-se referência global de inovação.
Na oportunidade, o hospital apresentou ainda o projeto Inova HUSM - um podcast, que está em fase de gravações, que visa divulgar as ações de inovações já existente no hospital, ao mesmo tempo que busca fomentar tanto pesquisadores quanto colaboradores a pensar em inovações que tragam melhorias para a gestão e para o atendimento do paciente SUS.
O Inova RS, também está com um projeto de podcast, e propôs um episódio com a participação do HUSM e seus principais projetos de inovação. Além disso, nesse mesmo episódio pretende-se abordar ainda os principais desafios da gestão relativos à pesquisa e inovação.