Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
EXCELÊNCIA
Santa Maria (RS) – A Ouvidoria do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atingiu 100% das metas da Avaliação de Gestão do Desempenho (GD) em 2024. Esse resultado posiciona a Ouvidoria entre as dez melhores da Rede Ebserh, composta por 38 ouvidorias de 45 hospitais universitários federais.
“É muito importante esse reconhecimento, pois foram metas desafiadoras, que nos proporcionaram oportunidades de crescimento, como as capacitações que a Ouvidoria ofertou no ano de 2024 (Conhecendo a Ouvidoria do HUSM e Lei Geral de Proteção de Dados. As campanhas de elogios, foram outras ações muito gratificantes, por aproximar a Ouvidoria dos usuários dos serviços e das unidades. Foi um trabalho desenvolvido com muita atenção e carinho pela nossa equipe, que nos rendeu o alcance de 100% das metas propostas pela Ouvidoria da Sede e o reconhecimento com o prêmio de Boas Práticas do encontro de Ouvidorias da Rede Ebserh de 2024”, disse a Ouvidora do HUSM, Fabiana Baptista Goulart.
A avaliação seguiu as diretrizes da norma SEI nº 4/2022/DGP, com metas estratégicas alinhadas ao planejamento organizacional e acordadas entre a Ouvidoria-Geral da Ebserh e as ouvidorias locais. O desempenho foi monitorado por painéis de Business Intelligence (BI), com acompanhamento da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Ebserh. Também foram realizadas reuniões individuais e periódicas com os ouvidores, visando acompanhar o progresso e propor melhorias.
Celebrações pelo Dia do Ouvidor
Além dessa boa notícia e em celebração ao Dia Nacional do Ouvidor, 16 de março, a Ouvidoria do HUSM destacou a importância desse serviço para a transparência e humanização no atendimento, pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). A data foi instituída pela Lei nº 12.632/12. Uma das atividades foi a entrega da certificação “Unidade Amiga do Cidadão”, realizada em parceria com o Colegiado Amplo da Superintendência, como parte das ações pelo Dia Internacional da Mulher.
Já no dia 18 de março, foi realizado um encontro com chefias de setores diversos, da Governança e da Superintendência do Hospital. A pauta incluiu o acompanhamento de demandas e novas funcionalidades da plataforma Fala.BR. “A iniciativa foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e colher opiniões do serviço prestado e agradecer o empenho dos serviços nas
manifestações dos usuários do SUS. Pretendemos fazer mais destas atividades no segundo semestre”, destacou Fabiana.
Balanço das atividades de 2024 Em 2024, a Ouvidoria do HUSM, registrou 742 manifestações por meio da Plataforma Fala.BR, respondendo 100% delas no prazo, com tempo médio de resposta de 5,13 dias. Nos atendimentos presenciais, foram realizados 762 no primeiro semestre e 645 no segundo. Além disso, houve 47 pedidos de Acesso à Informação (LAI), com média de resposta em 6,63 dias. O relatório completo está disponível no site do HUSM – ACESSE AQUI.
Para registrar suas manifestações, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail: ouv.husm-ufsm@ebserh.gov.br ou acessar o site Fala.BR.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh