Notícias
NATAL NO HUSM
Nove setores estão participando do concurso Natal Sustentável no HUSM. Veja as fotos e escolha a sua árvore preferida
No final do mês de novembro, o desafio foi lançado: criar uma árvore de Natal usando, pelo menos, um tipo de material reciclado. E os servidores colocaram a imaginação para funcionar. O resultado é um hospital mais bonito, decorado e acolhedor.
O primeiro concurso do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) de confecção de árvores - Natal Sustentável - teve nove setores inscritos. O período de inscrição, conforme regulamento disponível no site, terminou na última sexta-feira (18). Abaixo você confere a foto das árvores, bem como os dados da equipe envolvida e a lista dos materiais utilizados.
Escolha a sua preferida e envie um e-mail para a Assessoria de Imprensa do HUSM (assessoriahusm@gmail.com) até o dia 25 de dezembro. O título do e-mail deve conter: Natal Sustentável e o nome do setor que fez a árvore escolhida por você.
O resultado será divulgado dia 29 de dezembro. Um prêmio delicioso aguarda a equipe vencedora.
O objetivo do primeiro concurso de árvore de Natal do HUSM era estimular a criatividade e o espírito de trabalho em equipe dos servidores, docentes, residentes e acadêmicos na confecção de Árvores.
EQUIPE 1: SETOR DE HOTELARIA, COM O APOIO DO SETOR DE MANUTENÇÃO
Projeto e execução: supervisora Andiara (sulclean). Na árvore, além de enfeites e luzinhas, foram confeccionados, em miniatura, os uniformes dos servidores que trabalham no hospital e o enxoval dos pacientes.
Pessoas envolvidas: +- 5 pessoas.
Material reciclável: restos de tecidos, caixas de papelão, e enfeites de natal de anos anteriores.
Localização: a árvore está montada perto da portaria do subsolo, ao lado do Setor de Hotelaria.
EQUIPE 2: SETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE – SVSSP
Projeto e execução: na decoração da árvore foram usados preservativos feminino e masculino. Os anjinhos aparecem com máscaras, há pulseirinhas de identificação de pacientes, detalhes como gotas de água, luva e mãos de bebê feitos em feltro, fazendo uma referência aos cuidados de segurança do paciente. Embaixo da árvore, aparecem as caixas das seis metas internacionais de segurança do paciente, enfeitadas com topes de fita.
Pessoas envolvidas: 10 pessoas
Materiais recicláveis: refil de café (de máquina de café), retalhos da costura, galho de árvore e papéis recicláveis.
Localização: a árvore está na antessala do SVSSP, no segundo andar do hospital.
EQUIPE 3: SERVIÇO DE HEMOTERAPIA
Projeto e Execução: Enf. Valéria Severo e Acad. Enf. Vanessa Ducas.
Pessoas envolvidas: toda a equipe multiprofissional do serviço de hemoterapia.
Material reciclável:
- “ Primeiramente, juntamos a equipe e começamos a pesquisar e elaborar o que seria adequado para a árvore do nosso setor. Estudamos a melhor maneira de passar uma mensagem com materiais recicláveis no ritmo natalino, para obter junto com o hospital um acolhimento aos nossos pacientes.
- Utilizamos para a base um cone próprio de trânsito de borracha grande e, na ponta, fizemos um cone de cartolina para o acabamento da árvore. Limpamos, realizamos assepsia e enrolamos todo o cone com papel. Após, colamos em fileiras copos descartáveis em toda a base.
- Depois de tudo colado com cola quente, fizemos um jato de tinta spray verde e dourada. Para pendurar os enfeites, colamos no intervalo dos copos espátulas, também todas pintadas com spray vermelho, dourado e verde. Para a decoração utilizamos equipo de transfusão, confecção de bolsas de transfusão miniatura de plaquetas e de hemácias, bonecas para representar os pacientes, etiquetas da hemoterapia para aplicar nas bolsas, seringas, tubos de ensaio, pulseiras de identificação dos pacientes, tampas de tubo de ensaio, carteirinha de agendamento transfusional utilizada no setor, bolinhas de natal, cartolina branca para desenvolver caixinhas para representar a maleta de coleta, topes com fita, adaptador de coleta, gotas com grupo sanguíneo, pinha, TNT verde e vermelho, fitas de festão, luzes de natal brancas e coloridas. No topo da árvore, colocamos uma estrela feita de tubos de ensaio pintada com spray dourado. Embaixo da árvore, foi montado um presépio de papel reciclável com figuras ilustrativas do nascimento de Jesus.
Localização: a árvore está no setor, no Subsolo do hospital.
EQUIPE 4: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Projeto e Execução: Claudia Lavich, Ariane Rodrigues, Lucinéia Penteado, Muryel Bullsing, Cintia Funk, Alexia Caetano, Débora Ferreira e Mara Santos.
- “A equipe reuniu-se para pensar as possibilidades de decorar o setor para o Natal. Neste momento, ficou acordado que as decorações do pinheiro, deveriam estar relacionadas a materiais educativos. Deste modo, elementos do imaginário, como blocos de anotação, lápis, borracha foram levantados como representantes de uma ideia de capacitação.
- Todavia, como o setor, no trabalho diário, tem como característica a união da equipe nos momentos de intervalo para almoçar, tomar um chá ou comer uma fruta, percebeu-se que os momentos de encontro durante a alimentação também se destacavam na rotina do setor. Deste modo, foi levantada a possibilidade de decorar a árvore com algo comestível. Ficou acordado que biscoitos decorados eram o melhor caminho.
- Por fim, a última característica do setor - trabalhar com oficinas e cursos de capacitação - esteve presente, em virtude de ser o caminho para viabilizar a produção das referidas bolachas, o que foi possível, graças a uma Chef especializada em panificação que, gratuitamente, em um momento da equipe fora do HUSM, ensinou todas a fazer as referidas bolachas que foram decoradas, no sentido de representar materiais educativos.
- Assim, o NEPS escolheu subverter a lógica do reaproveitamento de materiais para a criação de um enfeite natalino, o qual proporcionará a oportunidade de consumi-los em confraternização do setor e oferecer ao público que passar pelo NEPS, após 25/12 ( se os enfeites durarem até lá).”
Pessoas envolvidas: toda a equipe do núcleo.
Material reciclável: bolachas decoradas que foram produzidas com farinha, açúcar, água e ovos, pasta americana, purpurina comestível e corante.
Localização: Sala do Neps, ao lado do Auditório Gulerpe (térreo).
EQUIPE 5 : SALA DE ACOLHIMENTO PÓS-ALTA AMBULATÓRIO DE PSIQUIATRIA
Pessoas envolvidas: participaram as funcionárias Silvana, Lurdes, Vera, e os pacientes.
Material reciclável: estrelas de palito de picolé, bolinhas de linhas de crochê, estrela de papel reutilizado das quentinhas dos pacientes.
Localização: antessala do pátio interno, no subsolo do HUSM
EQUIPE 6: CLÍNICA CIRÚRGICA
Pessoas envolvidas: Tec. de enfermagem Leatrice, Gicelda, auxiliar de enfermagem Glades e secretaria Fabiana.
Material reciclável: essa lareira é feita com caixas dos materiais que vieram para o setor, coberta com folha A4 reutilizada e outros papeis. Na árvore os enfeites também são de papel.
Na porta das enfermarias, tem guirlandas feitas com o molde das mãos dos filhos dos funcionários, em papel.
A gaita é porque nesse andar, tem um grupo que no Natal sai nas enfermarias tocando e cantado musicas para os pacientes.
Localização: terceiro andar do HUSM.
EQUIPE 7: SETOR DE HIGIENE E LIMPEZA
Pessoas envolvidas: 14 pessoas. Doralina, Rosimara, Neli, Eleni, Maria de Lourdes, Clara, Laureci, Maria, Vanessa, Mirian, Micheli, Giuliene, Denise e Lucas.
Material reciclado: Garrafas de hipoclorito, papelão, frascos de clorexidina, sachês de álcool gel, frascos de sapólio, tampas de detergente neutro, lâmpadas queimadas, tampa de kleenex, adornos natalinos e cola.
Localização: Corredor principal do subsolo do HUSM.
EQUIPE 8 : TÉCNICOS ADMINISTRATIVO DA SUPERINTENDÊNCIA
Pessoas envolvidas: Daniela De Bonna, Márcia Rodrigues, Daiane Santiago, Glimar Aquino e Fábio Zanini.
Material reciclável: Papel pardo, EVA e folhas recicláveis
Localização: andar Térreo, na antessala da Superintendência
EQUIPE 9: FARMÁCIA
Pessoas envolvidas: Cátia Lourenci, Laura Vielmo, residentes Luma e Juliana, estagiária Marina e farmacêutica Cláudia Sala.
Material reciclável: “Na primeira árvore, usamos caixinhas dos medicamentos antirretrovirais, preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante, referenciando a importância do cuidado ao outro ao usar o preservativo em todas as relações. Abaixo da árvore, vários preservativos simbolizando presentes a serem entregues.
A outra árvore foi feita com preservativos e, no centro, foram adicionadas as informações pertinentes aos horários de funcionamento. Também consta o aviso dos horários de funcionamento de final de ano, evitando vindas quando a farmácia está fechada. Assim, pela criatividade, despertamos o interesse da leitura de informativos importantes, além de instigar também o uso do preservativo. O material reciclado nessa árvore foi usado na árvore que simboliza a estrela acima dos preservativos, que foi feita com sobra de embalagem de medicamento.
Localização: subsolo do Hospital, na Farmácia de Doenças Infecciosas