Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mutirão do HUSM-UFSM reforça cuidados para a saúde da mulher
Santa Maria (RS) – No sábado, 8 de março, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou o Dia Internacional da Mulher com um mutirão de cuidados exclusivos para o público feminino, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ofereceu consultas, exames e cirurgias, sendo 17 procedimentos cirúrgicos, 57 consultas, três endoscopias e 20 mamografias. Também foram realizadas atividades de bem-estar, como sessões de Reiki e apresentações musicais.
A vice-reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime, acompanhou as atividades e destacou a relevância do momento. “Foi um Dia das Mulheres diferente para mim. Eu já conhecia o HUSM, mas não dessa forma. Hoje, nesse mutirão, pude conhecer a parte interna, os corredores do Bloco Cirúrgico e dos exames. Estou impressionada com a estrutura e a dedicação. É incrível ver tantas mulheres trabalhando juntas e perceber o quanto essa equipe está preparada para atender às necessidades da comunidade”, afirmou.
As atividades ocorreram no Bloco Cirúrgico, ambulatórios e serviços de diagnóstico. A chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado, Graziela Maria Rosa Cauduro, destacou o impacto do mutirão na rotina hospitalar. “O mutirão tem um clima diferente do dia a dia. Ele é mais específico e voltado para um tipo de procedimento. Hoje tivemos 17 cirurgias ginecológicas realizadas por três equipes de Ginecologia. Esse tipo de evento promove maior engajamento da equipe, facilitando o fluxo dos atendimentos”, explicou Graziela.
Além dos procedimentos assistenciais, houve uma preocupação em criar um ambiente acolhedor e humanizado para as pacientes. “Decoramos o espaço com balões e cuidamos da ambiência para que as pacientes se sentissem mais confortáveis. O Bloco Cirúrgico pode ser um lugar assustador para quem não está acostumado, então buscamos tornar o ambiente mais leve e acolhedor”, acrescentou Graziela.
O mutirão teve como objetivo agilizar o atendimento de pacientes que já estavam na lista de espera para consultas, exames e procedimentos. Entre as especialidades atendidas estava: Mastologia, Planejamento Reprodutivo, Oftalmologia, Urologia, Aleitamento Materno e Psiquiatria. Já os procedimentos cirúrgicos incluíram histerectomias, curetagens, amputações cônicas e tratamentos para incontinência urinária.
As pacientes foram selecionadas com base em critérios das Diretrizes Assistenciais e reguladas pelo Gestor Estadual. Os mutirões de atendimentos realizados no HUSM-UFSM e na Rede Ebserh, o Ebserh em Ação, têm gerado impactos positivos tanto para o SUS quanto para seus usuários. Essas ações otimizam recursos disponíveis, aumentam a capacidade de atendimento e promovem uma experiência mais ágil e organizada para os pacientes. Além disso, fortalecem a integração entre equipes multidisciplinares e reforçam o compromisso com a saúde pública.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh