Notícias
COMPROMETIMENTO
HUSM-UFSM realiza reunião com foco em prevenção e reconhecimento
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no dia 13 de março, no Auditório Gulerpe, uma reunião de seu Colegiado Amplo. O encontro contou com a presença da vice-reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime, gestores e profissionais do Hospital, além de membros da comunidade. Durante o evento, houve a apresentação do “Guia de Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Assédio e Discriminação” e a entrega de certificados de reconhecimento a unidades e profissionais.
“O guia representa um marco significativo na gestão pública e na Ebserh. Trata-se de um documento pioneiro, tanto para as universidades federais quanto para os hospitais universitários e demais instituições de saúde”, explicou o superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma. O documento, elaborado pela Ebserh, aborda diferentes formas de assédio e discriminação, como moral, sexual, racial, de gênero, religiosa, por orientação sexual e por idade. É importante ressaltar que as denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa, sem necessidade de advogado, garantindo sigilo e proteção de dados pessoais.
Segundo Humberto, “Mais do que um conjunto de diretrizes, esse Guia precisa ser implementado na prática cotidiana para que possamos reduzir e, idealmente, eliminar ações inaceitáveis e criminosas que ainda fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, tanto dentro quanto fora dos hospitais universitários. Como destacou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, “ a busca pela igualdade e equidade já configura uma verdadeira revolução”.
O superintendente do HUSM citou que é motivo de orgulho participar desse momento histórico para a gestão pública brasileira e para a Ebserh. “Os hospitais universitários têm desempenhado um papel fundamental não apenas na formação técnica de alunos, residentes e profissionais, mas também na construção de uma cultura educacional mais ampla. Essa abordagem inclui a sensibilização para temas como a prevenção ao assédio e à discriminação, promovendo uma educação contínua, profunda e transformadora. Mudanças de comportamento e cultura, sustentadas por exemplos práticos, são essenciais nesse processo”, acrescentou.
Homenagens às mulheres do HUSM
O evento também celebrou o Dia Internacional da Mulher com homenagens a 8 profissionais que se destacaram em suas funções no HUSM. Elas foram reconhecidas pelo trabalho, dedicação e excelência em suas atividades. “Neste ano, homenageamos mulheres que fazem a diferença no ambiente hospitalar, destacando aquelas que demonstram diariamente amor, dedicação e esforço em suas funções. Entre elas estão terceirizadas, professoras, médicas, técnicas e enfermeiras que enfrentam, com coragem, as adversidades de ser mulher em uma sociedade ainda marcada pela desigualdade”, destacou o superintendente Humberto.
As profissionais homenageadas foram: a vigilante Daiana Gallert, a secretária da unidade de regulação Rose Mari da Luz Feltrin, a assistente administrativa Gláucia Josiele Cardoso, a técnica em secretariado Valdinez Aparecida dos Santos, a recepcionista Elvira Fernandes Garcia, as médicas cardiologista Valquíria Gallio Bulcão e a geriatra Melissa Lampert, a odontóloga e docente Alexsandra da Silva Botezeli Stolz.
Reconhecimento às unidades e profissionais
Durante a solenidade, a ouvidora do HUSM, Fabiana Baptista Goulart, entregou os certificados do projeto “Unidade Amiga do Cidadão”, em reconhecimento ao desempenho de unidades e setores no atendimento às demandas da Ouvidoria. Fabiana explicou que “a certificação foi pensada com o intuito de aproximar as Unidades, Setores, Divisões, Gerências e Superintendência dos cidadãos e transformar problemas individuais em soluções coletivas”. No ano de 2024, foram premiadas:
· Maior número de elogios recebidos: Unidade de Hematologia e Oncologia;
. Maior número de solicitações atendidas: Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica;
. Menor tempo de resposta: Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnóstico Especializados;
. Maior número de acessos concedidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI): Divisão de Gestão de Pessoas.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do
Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh