Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
SAÚDE E INOVAÇÃO
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, nos dias 18 e 20 de fevereiro, a primeira edição do Ciclo InovaH. A ação visa compreender o nível de maturidade em inovação no HUSM e estimular uma cultura de inovação entre os profissionais de saúde. O evento é promovido pelo Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), em parceria com o programa Inova RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, a parceria com o Inova RS é motivo de orgulho. “A inovação é um dos pilares fundamentais do Hospital Universitário. Ela deve resolver problemas internos e, também, beneficiar a sociedade. Essa é a função do Hospital Universitário: servir à sociedade”, afirmou.
O gestor ressaltou a importância de estimular o potencial inovador dos colaboradores, que são a força motriz do HUSM. “Os colaboradores, sejam eles terceirizados ou concursados, são os que movimentam o Hospital. Quando estão motivados e engajados a inovar, o impacto positivo é inevitável”, disse Humberto.
A programação, realizada no hall de entrada do HUSM, conta com roda de conversa e estande interativo com atividades que permitiram aos participantes compartilharem boas práticas e discutir soluções inovadoras. “Essa parceria contribui para o desenvolvimento do HUSM ao melhorar os processos internos, otimizar o atendimento ao paciente e aprimorar fluxos e procedimentos. O intuito é facilitar tanto a rotina do colaborador quanto do paciente”, destacou a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Cristiane Bortoluzzi Scrimini.
“Na semana passada, visitamos as unidades, conversamos com as equipes e explicamos sobre inovação. Já percebemos que eles entenderam o impacto positivo que isso pode gerar no futuro”, disse Cristiane. Os colaboradores do HUSM terão participação ativa em projetos como o “Pitch Reverso” e o “Inova HUSM: Ideias que Transformam”. As iniciativas são voltadas para estruturar e apresentar ideias inovadoras na instituição.
A gestora de Inovação e Tecnologia do programa Inova RS, Bibiane Segala, também participou das atividades no HUSM. “Trabalhamos em áreas prioritárias. Na Região Central do estado, essas áreas incluem saúde e bem-estar, turismo, agronegócio e educação. No caso do HUSM, estamos focados em identificar demandas internas e conectá-las a soluções inovadoras”, afirmou. Bibiane explicou que o processo envolve diálogo com os setores do Hospital para mapear desafios prioritários e conectar essas necessidades a empresas, startups ou grupos de pesquisa.
Próximas atividades
“Colaboradores do HUSM, sua participação é fundamental! Vocês têm a oportunidade de contribuir ativamente para a inovação e melhoria dos processos de trabalho na assistência ao usuário do SUS. Traga suas ideias, participe e faça a diferença no futuro da assistência à saúde!”, compartilhou a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Letícia do Nascimento.
No dia 20 de fevereiro, as atividades do Ciclo InovaH terão continuidade no hall de entrada do HUSM, das 11h30 às 19h. Letícia explicou que essa etapa será importante para identificar as unidades e serviços interessados em receber as oficinas. “As oficinas serão divulgadas até sexta-feira para as unidades que manifestarem interesse em participar. Por isso, sua presença no dia 20 de fevereiro é essencial para mapeamos as unidades e serviços interessados em receber as oficinas. Essa etapa é fundamental para darmos início à implementação da inovação em seu setor, garantindo que cada equipe tenha a oportunidade de contribuir para a melhoria dos processos assistenciais. Não perca essa chance de fazer parte dessa transformação!”, enfatizou.
Já nos dias 24 e 25 de fevereiro, serão realizadas oficinas sobre Pitch e modelo de negócios, voltadas para capacitar os profissionais na estruturação e comunicação de ideias inovadoras no ambiente hospitalar. As oficinas serão conduzidas pela equipe do Inova RS e facilitadores convidados. Os horários e locais específicos serão informados conforme a disponibilidade das unidades.
Letícia também reforçou o propósito das oficinas: “As oficinas do InovaH foram pensadas para incentivar os colaboradores a registrarem suas ideias, promovendo soluções criativas e eficazes que impactam diretamente a qualidade do atendimento. Ao participar, você, colaborador do HUSM, ajuda a construir um ambiente onde cada profissional é ouvido e valorizado, fortalecendo uma cultura de melhoria contínua. A troca de experiências e o engajamento na construção de novos fluxos assistenciais tornam o SUS mais resolutivo, inclusivo e eficiente, garantindo um cuidado cada vez mais humanizado. Sua voz é essencial para essa transformação!”.
Entenda o Inova RS
O Inova RS é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que promove articulação entre governo, sociedade civil organizada, universidades e empresas, conhecida como “Quadrupla Hélice”. O objetivo é posicionar o estado como referência em inovação em áreas prioritárias como saúde, bem-estar, turismo, agronegócio e educação.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Fotos e apoio: Henrique Falkembach (estagiário da UCR 16)
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh