Notícias
AMBIENTE SEGURO E SAUDÁVEL
HUSM-UFSM promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, de 18 a 22 de novembro, a 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), a Semana teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância da preservação da saúde, da prevenção de acidentes, bem como combater o assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho.
O presidente da CIPA, Elvio Adilio Serpa, avaliou positivamente a iniciativa. “A Sipat é um momento para os funcionários e precisa trabalhar minuciosamente os gargalos do cotidiano; riscos e adversidades inerentes às atividades laborais que os trabalhadores estão expostos. Mas, sobretudo, lançar luz sobre condutas e políticas que tornem o ambiente de trabalho mais seguro e saudável”, afirmou.
A programação da Sipat contou com diversas atividades. Segundo o presidente da Cipa, a programação foi pensada para atender as principais demandas do HUSM. “Inicialmente sob a perspectiva da saúde mental, e no segundo dia fatores relacionados à salubridade no ambiente de trabalho com a NR 32, em seguida o combate ao assédio, e encerrando com um momento de descontração para trazer a dinâmica das boas relações no ambiente de trabalho”, explicou Elvio.
No dia 18 de novembro, foi realizada a cerimônia de abertura no Auditório Gulerpe, seguida pela palestra: “Estresse e burnout em profissionais da saúde”, ministrada pelo psiquiatra do HUSM, Vitor Crestani Calegaro. Além disso, foram realizadas outras ações ao longo do dia, como atendimentos terapêuticos aos profissionais do HUSM. Entre os destaques, estão as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que totalizaram mais de 190 atendimentos em diferentes setores do Hospital.
No dia 19 de novembro, foi realizado o workshop sobre “Acidentes de trabalho com ênfase na Norma Regulamentadora Nº 32 (NR 32) e ergonomia”. Nos dias 19 e 21, a Cipa, em parceria com a Ouvidoria, promoveu ações em todas as unidades do HUSM, incluindo nas empresas terceirizadas, com foco no combate ao assédio, na divulgação do Guia Lilás e nas condutas adotadas pela Ebserh para enfrentar essa problemática. O encerramento, em 22 de novembro, contou com a palestra “A Leveza da Felicidade”, ministrada pelo docente da UFSM, Dejalma Cremonese.
O presidente da Cipa também destacou o envolvimento dos colaboradores. “Tivemos um engajamento significativo pela força de trabalho do HUSM, isso nos deixa felizes, pois mostra que a escolha dos temas a serem trabalhados durante a semana foi assertiva. Por último, agradecer a participação de todos, da gestão da CIPA 2024-2025 e USOST pela organização, pelo apoio da superintendência e direção do HUSM, e dos funcionários que participaram”, concluiu Elvio.
A Sipat é organizada, anualmente, pela Cipa e atua conforme a Norma Regulamentadora Nº 5 (NR 5). A Comissão visa prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo a saúde e segurança dos trabalhadores. Recentemente, suas responsabilidades foram ampliadas para incluir a prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente laboral. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos. Nesse contexto, a Sipat se apresenta como uma ferramenta para sensibilizar, informar e capacitar os profissionais, fomentando uma cultura de segurança no ambiente de trabalho.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh