Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
EFICIÊNCIA HOSPITALAR
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou o prêmio “Guardião dos Medicamentos”. O objetivo é incentivar a gestão responsável e segura dos medicamentos nas unidades ambulatoriais e de internação, reforçando a segurança do paciente e a eficiência no uso de recursos públicos, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A premiação será realizada em 17 de dezembro de 2025.
A ação, conduzida pelo Setor de Farmácia Hospitalar e pela Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, integra a campanha “Desperdício Zero de Medicamentos e Insumos”, estabelecida como meta pela Gerência de Atenção à Saúde (GAS). “Essa é uma iniciativa muito importante que, ao longo do processo, resultará em uma mudança de cultura organizacional, pois envolve diferentes categorias profissionais. Será́ uma união de esforços na gestão e monitoramento do uso seguro de medicamentos e insumos e, por consequência, resultará em melhoria na qualidade assistencial”, explicou a Gerente de Atenção à Saúde, Tânia Magnago.
O prêmio visa incentivar boas práticas no armazenamento e no uso racional de medicamentos. Essas medidas são importantes para garantir a eficácia dos tratamentos, evitar reações adversas inesperadas e prevenir erros relacionados ao uso de medicamentos. Além disso, a gestão eficiente contribui para a otimização dos recursos públicos, reduzindo desperdícios e promovendo um uso mais sustentável.
O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Guilherme Weis, destacou que a gestão eficiente de medicamentos não se resume à economia de recursos, mas também reflete um compromisso com a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes. “O ‘Guardião dos Medicamentos’ reconhece o esforço diário das equipes na adoção de boas práticas que impactam diretamente nos cuidados prestados. Como parte desse processo, nossa Divisão reforça a importância da integração entre os diferentes setores hospitalares para que a rastreabilidade, o uso racional e a segurança medicamentosa sejam uma realidade consolidada em nossa instituição”, disse.
“Convidamos todas as unidades ambulatoriais e de internação a abraçarem este desafio. Que o prêmio ‘Guardião dos Medicamentos’ se torne mais do que um reconhecimento, mas um marco na consolidação de uma cultura hospitalar que priorize a segurança, eficiência e sustentabilidade”, disse a chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, Vanessa Flores. O prêmio será realizado ao longo de 2025. As equipes serão avaliadas com base em critérios que incluem conformidade nos processos de gestão, segurança e rastreabilidade dos medicamentos.
Além disso, a campanha também reforça a importância da rastreabilidade e da eficiência nos processos relacionados aos medicamentos. “Este não é apenas um concurso, mas uma oportunidade de fortalecer nossa missão como hospital público universitário: oferecer um cuidado de excelência, comprometido com a segurança dos pacientes do SUS e o uso responsável dos recursos que nos são confiados”, afirmou a chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Laura Vielmo, o prêmio vai além de ser um reconhecimento.
Mais informações
Para detalhes sobre critérios de avaliação, metodologia, pontuação, cronograma e premiação, acesse o projeto completo – CLIQUE AQUI inserir o projeto.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh