Notícias
TECNOLOGIA
HUSM-UFSM lança novo sistema de abertura de pedidos para a TI
Sistema já está em uso pelos serviços do hospital universitário.
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou uma nova versão da Central de Serviços Compartilhados (CSC) em 30 de agosto de 2024. Esta atualização, liderada pela Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados (USID), é a mais significativa desde a criação do CSC, em 2016, e visa melhorar a gestão das solicitações de serviços internas.
Eduardo Oliveira, Chefe da USID do HUSM, destacou que a nova versão do CSC promete impactar positivamente a qualidade do atendimento aos pacientes. "Espera-se que o HUSM colha benefícios significativos com os novos serviços implantados, trazendo maior controle e organização nas atividades internas, resultando em um uso mais eficiente dos recursos e melhor atendimento aos pacientes", afirmou Oliveira, que ainda destaca a importância do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) com dicas e consultorias no início do processo.
O novo sistema, que utiliza o GLPI, traz melhorias para o setor de Tecnologia da Informação (TI). Oliveira explicou que o GLPI permitirá uma integração mais eficiente com outros sistemas, facilitando a vinculação de dados de dispositivos ao inventário de ativos de TI do HUSM. "O GLPI melhora processos internos da TI e oferece maior integração, simplificando a gestão dos chamados e o controle dos ativos", acrescentou.
Além de melhorar a eficiência da TI, o GLPI proporciona uma interface mais moderna e amigável para os usuários, em comparação com o sistema anterior, o OTRS. Isso não só beneficia a equipe de TI, mas também facilita o uso por parte dos solicitantes de serviços. A transição para o novo sistema está ocorrendo em fases, com a migração inicial dos serviços de TI e telefonia. Outras áreas seguirão nos próximos meses. "Optamos por um processo gradual para garantir ajustes e preparar os usuários para a desativação completa da versão antiga", disse Oliveira.
O setor de Hotelaria Hospitalar, coordenado por Rosane Diesel, também está utilizando o GLPI, o que inclui a importação de formulários do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), demonstrando a colaboração entre os hospitais universitários da rede.
A expectativa é que a nova versão do CSC traga maior organização e eficiência, refletindo em um atendimento aprimorado para os pacientes.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM integra a Rede Ebserh desde 2013. Criada em 2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, oferecendo suporte e promovendo a excelência na gestão desses hospitais. Essas unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e inovações.
Reportagem de Andrew Costa
Coordenação de Comunicação da Ebserh