Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
SOLUÇÕES INOVADORAS
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início, em dezembro, à implementação do “Projeto Lean nas Emergências”. A iniciativa, realizada em parceria com consultores do Hospital Moinhos de Vento e sob a coordenação do Ministério da Saúde, tem como objetivo reduzir a superlotação e melhorar o tempo de atendimento em serviços de urgência e emergência.
O projeto segue a metodologia Lean, filosofia que visa identificar e eliminar desperdícios, e será aplicado no HUSM ao longo do triênio 2024 - 2026. O engenheiro de produção do HUSM, Murilo De Moraes Silva, destacou a importância da iniciativa: “Foi com entusiasmo que recebemos a notícia de que o HUSM seria contemplado pelo projeto Lean nas Emergências. Com o auxílio da equipe de consultores, faremos um diagnóstico completo da nossa Unidade de Urgência e Emergência. Utilizando as ferramentas do Lean, buscaremos soluções eficazes para os problemas identificados, visando melhorar a qualidade do atendimento e aumentando a satisfação de pacientes e equipe”.
A metodologia Lean, significa “enxuto” em português, tem se mostrado eficaz na otimização dos fluxos de atendimento no SUS. Segundo dados apresentados, hospitais participantes têm registrado reduções na superlotação em até 40%. No HUSM, as ações serão divididas em quatro etapas principais: planejamento, diagnóstico, implementação e monitoramento. Cada ciclo terá duração de 18 meses, sendo 12 meses de atividades presenciais e 6 meses de encontros virtuais para acompanhamento.
Com 380 leitos e 67 ambulatórios que abrangem 50 especialidades médicas e 12 multiprofissionais, o HUSM-UFSM é o maior hospital federal, público e 100% SUS do interior do Rio Grande do Sul. Referência regional em pronto-socorro e gestação de alto risco, atende uma população superior a um milhão de habitantes em 43 municípios.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh