Notícias
CUIDADO ESPECIALIZADO
HUSM-UFSM implementa conciliação medicamentosa para pacientes do SUS

Farmacêutica do HUSM atua para garantir a segurança no uso de medicamentos
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implantou o Serviço de Conciliação Medicamentosa para pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo é realizado no prazo de até 48 horas no Pronto-socorro Adulto e visa reforçar a segurança na prescrição de medicamentos.
A farmacêutica responsável pelo serviço, Evelyn Langerdorf dos Santos, explicou que a conciliação medicamentosa consiste em um procedimento detalhado e essencial. “É o processo de obtenção da lista mais precisa possível de todos os medicamentos de uso contínuo do paciente (incluindo o nome do medicamento, dose, frequência e via de administração), comparação com a prescrição de admissão/transferência entre unidades e/ou alta médica, e intervenção junto ao prescritor, com o objetivo de fornecer medicamentos corretos para o paciente em todos os pontos de transição no ambiente hospitalar”.
O Serviço também identifica discrepâncias entre os medicamentos usados pelo paciente em casa e aqueles prescritos durante a internação. Segundo Evelyn, “essas diferenças podem incluir omissões, inclusão inadequada de medicamentos, indicação de fármacos aos quais o paciente é alérgico, doses ou frequências incorretas e até duplicidade terapêutica. Também pode ocorrer a prescrição com base em registros antigos de internações, desconsiderando que o paciente não faz mais uso desses medicamentos”.
Durante as entrevistas com pacientes, familiares ou cuidadores, são fornecidas orientações sobre a continuidade do tratamento ao longo do período de internação. A farmacêutica ressaltou que “muitos pacientes desconhecem se devem manter o uso de determinados medicamentos ou como proceder com os fornecidos pela farmácia hospitalar”. Evelyn destaca ainda a importância da atuação do farmacêutico nesse processo: “É o profissional mais adequado devido à sua formação, experiência e conhecimento sobre medicamentos. Essa prática é uma atribuição consolidada na maioria dos hospitais”.
A Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica do HUSM “está comprometida em garantir a segurança dos pacientes”, acrescentou a farmacêutica. Com a contratação de novos profissionais, o Hospital planeja expandir a conciliação medicamentosa para outras unidades e ampliar as práticas relacionadas à Farmácia Clínica.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh