Notícias
INOVAÇÃO TERAPÊUTICA
HUSM-UFSM fornece medicamento que combina duas substâncias para tratamento de pessoas com HIV
Santa Maria (RS) – Reforçando a assistência em saúde acessível e de excelência, o Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), tem fornecido uma alternativa medicamentosa inovadora para o tratamento de pacientes com HIV (vírus da imunodeficiência humana) desde o mês de janeiro: o Dovato, como é comercialmente chamado. Este medicamento foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde (MS) e consiste na combinação de duas substâncias: dolutegravir (50mg) e lamivudina (300mg). O HUSM é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e é referência no atendimento às pessoas com HIV na região, cobrindo 35 municípios inseridos na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (RS). São 1.525 pacientes neste perfil em tratamento no Hospital, com 148 já utilizando o novo medicamento.
A chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HUSM, Laura Vielmo, explicou que esses dois fármacos já são utilizados para este tratamento e fornecidos no âmbito do SUS, mas separadamente. Os dois são antirretrovirais e atuam impedindo a replicação do vírus HIV, mantendo-o em um nível baixo no organismo. O grande benefício do Dovato é justamente disponibilizar, em um único comprimido de dose diária, as duas substâncias, favorecendo a sua administração no dia a dia. “Isso facilita a adesão. Viver com HIV é possível e de uma forma bastante tranquila se o tratamento for feito corretamente”, destaca Laura. Além disso, este remédio apresenta baixos efeitos colaterais.
Quem pode ter acesso ao medicamento no HUSM?
A dispensação acontece na Farmácia de Terapia Antirretroviral do HUSM-UFSM para os pacientes acompanhados no Hospital que tenham a prescrição pelo médico infectologista. Na consulta, realizada por encaminhamento via regulação ou via interconsulta, o profissional avaliará se a pessoa está inserida no perfil para recebimento, que inclui ter mais de 40 anos e não ter alergia aos componentes, por exemplo. O expediente de funcionamento para liberação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com intervalo para almoço das 12h30 às 13h30.
Saiba mais:
O HIV é um vírus que ataca as células de defesa do corpo. Quem está infectado por ele não necessariamente irá evoluir para a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que é a doença quando o organismo se torna incapaz de combater outras infecções. Isso acontece quando o tratamento não é realizado de forma adequada e precoce.
Serviço
Farmácia de Terapia Antirretroviral
- Horário de funcionamento: das 8h às 16h30 (das 12h30 às 13h30 está fechada para horário de almoço);
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh