Notícias
GESTÃO HOSPITALAR
HUSM-UFSM avança no “Projeto Lean nas Emergências”

Equipe do HUSM com os consultores do Hospital Moinhos de Vento em São Paulo
Santa Maria (RS) – Uma equipe do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou da 3ª Turma da capacitação Gestão de Alta Performance em Emergências (GAPE), promovida pelo Projeto Lean nas Emergências. O evento foi realizado de 12 a 13 de fevereiro, em São Paulo/SP, e reuniu mais de 700 profissionais de 124 hospitais de todo o Brasil. A iniciativa busca reduzir a superlotação e melhorar o tempo de atendimento em serviços de urgência e emergência.
Durante a capacitação, os seis profissionais do HUSM participaram de seminários e dinâmicas que simularam o fluxo de atendimento em um pronto-socorro. O objetivo foi identificar oportunidades de melhoria por meio da troca de experiências com especialistas e equipes de hospitais de diferentes regiões.
O engenheiro de produção do HUSM, Murilo De Moraes Silva, destacou a relevância do encontro. “Podemos destacar a importância da troca de experiências com os especialistas do projeto e entre as equipes de hospitais de diferentes realidades. Foi possível constatar que os hospitais, apesar de suas particularidades, enfrentam desafios semelhantes na gestão de emergências. Também é muito inspirador ver tantas pessoas engajadas na busca pela excelência das Emergências do SUS”, disse.
A próxima etapa do projeto no HUSM será a execução das melhorias mapeadas durante o diagnóstico inicial, realizado com o apoio da equipe de consultores do Hospital Moinhos de Vento. A meta é otimizar o fluxo de atendimento e reduzir a superlotação na Unidade de Urgência e Emergência.
Sobre o Projeto Lean nas Emergências
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com seis hospitais de excelência por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A metodologia Lean, que significa “enxuto” em português, foca na identificação e eliminação de desperdícios, otimizando processos e fluxos hospitalares.
No HUSM, o projeto será implementado ao longo do triênio 2024-2026, com atividades presenciais e monitoramento virtual. As ações serão divididas em quatro etapas principais: planejamento, diagnóstico, implementação e monitoramento. Cada ciclo terá duração de 18 meses, sendo 12 meses de atividades presenciais e 6 meses de encontros virtuais para acompanhamento.
Com 380 leitos e 67 ambulatórios que abrangem 50 especialidades médicas e 12 multiprofissionais, o HUSM-UFSM é o maior hospital federal, público e 100% SUS do interior do Rio Grande do Sul. Referência regional em pronto-socorro e gestação de alto risco, atende uma população superior a um milhão de habitantes em 43 municípios.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh