Notícias
QUALIDADE DE VIDA
HUSM-UFSM abre Sala de Fisioterapia exclusiva para idosos
Santa Maria (RS) – Desde o início de 2024, o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta com uma sala de Fisioterapia voltada, especialmente, para o atendimento a pacientes idosos. Localizada no subsolo do Hospital, a sala foi criada para proporcionar atividades de reabilitação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento é realizado às terças e quintas-feiras pela manhã, totalizando cerca de 10 atendimentos semanais. Segundo a chefe da Unidade de Atenção Domiciliar e dos Cuidados Paliativos, Anna Ourique, “o espaço conta com equipamentos modernos, adaptados às necessidades dos idosos e faz parte da linha de Cuidado do Idoso do HUSM, que busca oferecer um atendimento integral e humanizado”.
A iniciativa é promovida pela Unidade de Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos do HUSM (UADCP) com o Serviço de Geriatria, que integra a Unidade. O serviço é destinado a pacientes que recebem alta hospitalar ou são atendidos no Ambulatório e são encaminhados pelos médicos geriatras da Unidade. O HUSM dispõe de uma linha de cuidado especializada para idosos, que inclui, seis leitos prioritários para internação de pacientes da terceira idade. “A fisioterapia é essencial na reabilitação de idosos, pois prioriza a melhora da funcionalidade e, consequentemente, a qualidade de vida”, explicou Anna.
O ambulatório dispõe ainda de atendimentos multiprofissional (nutricionista, fonoaudióloga, assistente social, psicóloca, enfermagem, educadora física) e parcerias com os cursos de enfermagem, fonoaudiologia e terapia ocupacional da UFSM.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh