Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Melhoria para o paciente
Santa Maria (RS) – O Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a doação de uma máquina de costura Overlock com a finalidade de trabalhar no acabamento de peças de enxoval, confeccionadas pela equipe de costura do hospital. A hotelaria do HUSM já contava com uma máquina overlock, porém, devido às frequentes manutenções, seu uso era limitado. Diante dessa situação, foi feita a solicitação de uma nova máquina para garantir maior eficiência na confecção e manutenção do enxoval hospitalar.
A doação foi realizada pela Associação Amigos do Husm com o objetivo de proporcionar melhor qualidade para as peças confeccionadas no setor, além dos benefícios para as condições de serviço das costureiras, otimizando tempo de trabalho e reduzindo o prazo da entrega. O serviço atende todos os pacientes do hospital, além dos profissionais da área de saúde. Entre as peças produzidas pela equipe estão lençóis, fronhas, toucas, cobertores, toalhas, cortinas, roupas de pacientes, aventais, uniformes, entre outros.
Para a presidente da Associação dos Amigos do HUSM, Terezinha Dotto, “a iniciativa é fundamental para proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, reduzir custos com a confecção do próprio enxoval e ampliar a oferta de peças de qualidade para os pacientes”. Além disso, a presidente destaca a possibilidade de produção de uma maior variedade de itens, como enxovais infantis, atendendo melhor às necessidades do hospital.
A máquina overlock é ideal para fazer acabamentos em bordas de tecidos, pois corta o excesso enquanto costura, evitando que o tecido desfie. Já a máquina doméstica não possui a função de corte e acabamento. A máquina custou cerca de R$ 5 mil.
A chefe de Hotelaria Hospitalar, Rosane Marli, salienta a importância desta aquisição, em virtude do papel facilitador que a máquina para acabamentos duráveis e de alta qualidade. Segundo ela, “é um equipamento estratégico para otimizar recursos e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes”.
O serviço de costura conta com 6 funcionárias. Com a nova máquina, o setor contará com duas overlocks para o acabamento das peças,, além das quatro máquinas de costura industriais retas.
Texto: Henrique Falkembach, estagiário de Jornalismo da Unidade de Comunicação.