Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
ANO LETIVO
Santa Maria (RS) – Celebrando a entrada de novos residentes, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma cerimônia receptiva nesta quarta-feira (05). O evento de boas-vindas aconteceu no Auditório Wilson Aita, no prédio do Centro de Tecnologia da UFSM, às 8h30min, reunindo os estudantes, preceptores e gestores. Estão ingressando nos Programas de Residência do HUSM, 98 residentes médicos e 22 multiprofissionais.
Nesta ocasião, o superintendente do hospital, Humberto Palma, recebeu os novos residentes com boas expectativas, pois avaliou uma necessidade constante de renovação: “Se não houver renovação de ideias e de novas formas de enxergar o mundo, o hospital envelhece.” Segundo o gestor, essa recepção simboliza a “chegada de novos futuros se desenhando”.
O gerente de Ensino e Pesquisa, Gustavo Nogara Dotto, mencionou a importância da cerimônia do acolhimento “para que os residentes se sintam parte da universidade e do hospital”. Dotto ainda destacou a novidade deste ano: o curso online de acolhimento, pelo portal do HUSM. Somente após a conclusão do curso, o residente terá acesso ao crachá de identificação para poder acessar e circular no hospital.
A residente Vitória Costa da Rosa, 27 anos, natural de Cuiabá (MT), afirmou estar com expectativas altas de crescimento tanto profissional, quanto pessoal frente a preparação para o mercado de trabalho oferecido no período da residência. Vitória está ingressando no Programa de Residência de Hematologia e Hemoterapia, e segundo ela, optou pelo programa do HUSM, pela referência do hospital na área da Hematologia.
O residente Eduardo Henrique Guadagnin, 27 anos, está ingressando no Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia e afirmou que “a alta exigência do programa servirá para torná-lo um profissional capacitado”.
Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, dando boas-vindas aos novos residentes.
Na sequência, gerente de Ensino e Pesquisa e a chefe do Setor de Gestão do Ensino (SEGE), Ana Valéria Vaucher, orientaram os residentes sobre as informações acadêmicas e administrativas: Portal dos Residentes, Manual dos Residentes, Ficha Cadastral, Crachás, Sistemas Informatizados, Capacitações Obrigatórias e Opcionais, Escala, Registro de Frequência, Agendamento de refeições, Pesquisa de Satisfação, Autorização para fotos e outras informações relevantes.
Ainda fizeram parte da mesa de apresentação, Martha Adaime,a vice-reitora da UFSM; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Gerente de Atenção à Saúde do HUSM; João Batista de Vasconcellos, Gerente Administrativo do HUSM; Maria Denise Schimith, Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSM;Tania Denise Resener, Coordenadora da COREME; Neida Luiza Kaspary Pellenz, Coordenadora da COREMU; Otavio Luiz Fidelis Junior, Coordenador do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Modalidade: Uniprofissional - Medicina Veterinária), Guilherme Ribas Smidt, Secretário de Município da Saúde de Santa Maria e Patrícia Mattos de Almeida, representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Na apresentação, a vice-reitora destacou a qualidade e a diversidade do aprendizado oferecido pela instituição, além da necessidade de o residente estar “emocionalmente preparado para atravessar os momentos de formação e conseguir auxiliar a sociedade dando o seu melhor”.
Programas de Residência
O HUSM possui 55 Programas de Residência Médica, totalizando a autorização e credenciamento de 367 vagas. O hospital ocupa a primeira posição no interior e quarta no Estado em número de residências ofertadas. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 55 programas cadastrados. Na Residência Multiprofissional, são 5 programas ofertados.
O Hospital Universitário de Santa Maria faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Henrique Falkemback, estagiário da Unidade de Comunicação do HUSM. Com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh