Notícias
NOVO SISTEMA
HUSM implanta acolhimento com classificação de Risco no Pronto-Socorro
O Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria é o único da região com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por dia, cerca de 230 pacientes passam pelo local em busca de atendimento médico. Até segunda-feira pela manhã (2) o atendimento era feito por ondem de chegada. Mas com a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco, esse cenário mudou. Passarão na frente, pessoas que estejam em risco iminente de morte ou em sofrimento agudizante de dor, assim como pacientes hipertensos e diabéticos.
A pessoa que buscar atendimento será recebida por um profissional da Enfermagem, na Sala de Acolhimento. O enfermeiro irá verificar os sinais vitais e fazer alguns questionamentos sobre o estado de saúde. Para fazer a classificação, o HUSM adotou o protocolo Manchester (ver box abaixo). Cada caso será classificado com uma cor e terá um tempo máximo de espera. A vermelha é a cor da emergência e exige atendimento imediato, a laranja é considerada muito urgente e o paciente deverá fazer a consulta médica em 10 minutos. Quem receber a cor verde ou azul deverá esperar de 2h até 4h.
– Esse protocolo já é utilizado pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria. Antes de implantá-lo no hospital, acompanhamos o trabalho feito por eles – afirma a enfermeira, Rosângela Machado, coordenadora do Pronto-Socorro.
Para evitar equívocos, os formulários são marcados a caneta com a cor correspondente e distribuídos em escaninhos pintados nas mesmas cores, dispostos no corredor do Pronto-Socorro.
Na manhã de segunda-feira, os 10 primeiros pacientes atendidos foram classificados na cor verde.
– Essa classificação se revela também uma importante ferramenta de gestão. Daqui a pouco vamos perceber que, em alguns casos, há pacientes encaminhado que poderiam ter sido tratados na Rede Básica de Saúde – afirma a enfermeira Marinez Diniz.
O HUSM já havia implantado a Classificação de Risco, mas, em 2009, teve que suspender por falta de funcionário. Com a adesão do HUSM à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o concurso realizado em abril de 2014, novos servidores foram incorporados ao quadro e o serviço foi reativado.
Vantagens do Protocolo de Manchester
- Garante critérios uniformes ao longo do tempo e com diferentes equipes;
- Acaba com a triagem sem fundamentação científica;
- Só pode ser feito por enfermeiro ou médico;
- Garante a segurança do cidadão que será avaliado e do profissional de saúde;
- É rápido;
- Já foi testado no Reino Unido, Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda;
- Prevê auditoria.