Notícias
SETEMBRO ROXO
HUSM e UFSM oferecem apoio aos cuidadores de pacientes com Alzheimer
Santa Maria (RS) – O mês de setembro é dedicado à conscientização da doença de Alzheimer, que inicia com a perda de memória recente e evolui para outros sintomas como: irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar. O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, 21 de setembro, foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer para divulgar informações sobre a doença, como os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes.
O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem direcionado esforços para um trabalho desenvolvido junto aos acompanhantes de pacientes com Alzheimer, no sentido de apoiar e dar suporte aos familiares cuidadores. Desde 2018, o Hospital abriu espaço para o programa de extensão universitária “Pacto” - Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional.
A ação, ligada ao curso de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, desenvolve trabalhos voltados aos cuidadores de idosos formais (que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPIs) e informais (na sua maioria familiares do idoso). O programa busca articular ações de ensino, pesquisa e extensão, seguindo a Política Nacional da Humanização, e envolve acadêmicos dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia e Medicina, além de alunos de pós-graduação e residentes. A equipe do Pacto totaliza, atualmente, 12 integrantes, que atendem de 30 a 50 cuidadores por mês.
O objetivo do programa é oferecer um espaço de acolhimento e troca de experiências a esses cuidadores. “Os cuidadores familiares que, em sua maioria, estão 24 horas por dia, os sete dias da semana, em contato com o cuidado integral ao idoso, precisam cuidar-se para não desenvolver estresse crônico”, destacou a docente e coordenadora do Pacto, Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma. Ela explicou que “seria importante o cuidador dedicar alguns momentos lazer, praticando atividades prazerosas e significativas para eles, mantendo o cuidado de sua saúde física e mental”.
Segundo a docente, “Valorizamos suas histórias de vida como ferramenta para o desenvolvimento do ‘cuidar de si’ e, assim, ‘cuidar do outro’ com qualidade”. Durante os encontros, são realizadas atividades de autoconhecimento aliadas ao relaxamento e apoio emocional, incluindo acolhimento individual e grupos de apoio semanais educativos que promovem a reflexão sobre o autocuidado. Os cuidadores interessados em participar do programa podem ser encaminhados pelo Ambulatório de Geriatria do HUSM ou buscar apoio por meio das redes sociais @abrazsantamaria e @pacto_ufsm. O Pacto oferece um primeiro contato de acolhimento e direciona os cuidadores para os grupos de apoio emocional e educativos conforme interesse e disponibilidade de cada pessoa.
A importância do suporte emocional para cuidadores de idosos com Alzheimer
Com o aumento da população idosa no Brasil, muitos familiares tornam-se cuidadores, enfrentando desafios emocionais e de atividades da rotina diária. Kayla explicou que “um dos maiores desafios é lidar com o nível de dependência que o idoso pode apresentar e o tempo necessário para desenvolver esse cuidado sem o devido preparo e apoio emocional. Muitos familiares precisam reorganizar toda sua rotina de vida para desempenhar o cuidado integral ao idoso, principalmente, aqueles com quadros demenciais”.
O suporte emocional é importante para esses cuidadores, como ressaltou Kayla: “eles precisam de conhecimento prévio sobre o manejo diário da dependência e, principalmente, de apoio emocional para enfrentar os sentimentos que surgem ao longo dessa jornada”. Os cuidadores lidam, frequentemente, com mudanças emocionais significativas, como: dúvidas, medo, ansiedade, depressão, insônia, estresse crônico e irritabilidade.
Embora muitos cuidadores desejem cuidar de seus entes queridos, frequentemente não possuem as condições adequadas para desempenhar essa função. Eles precisam estar preparados, tanto física quanto emocionalmente, para atender às demandas de seus idosos. Essas demandas variam desde uma escuta atenta até o manejo de atividades diárias, como banho, higiene e alimentação. O preparo adequado é fundamental para garantir que possam oferecer um cuidado de qualidade, preservando também seu próprio bem-estar.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh