Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
FORMAÇÃO MÉDICA
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reafirma seu papel como referência no ensino e na formação de profissionais de saúde. Prova disso é a trajetória do médico Felipe Langer, que conquistou o 1º lugar no processo seletivo para a residência em Neurorradiologia da Universidade de São Paulo (USP), além de aprovações em outras instituições de São Paulo, todas com nota máxima.
O HUSM é um hospital de ensino, um dos 45 Hospitais Universitários Federais geridos pela Ebserh, estatal responsável por integrar ensino, pesquisa e assistência à saúde exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a setembro de 2024, o HUSM acolheu 66 alunos de cursos técnicos e 441 estudantes de 15 graduações, como Medicina, Fisioterapia, Jornalismo, Serviço Social e Odontologia. Além disso, recebeu 209 residentes médicos em 50 programas de Residência Médica e 41 residentes de cinco programas multiprofissionais. A participação dos estudantes nos hospitais universitários é fundamental para o aprimoramento da formação acadêmica, além de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas voltadas a atender as demandas e necessidades da população.
Segundo o Gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM, Gustavo Nogara Dotto, “Felipe Langer é um exemplo de profissional completo, unindo excelência técnica, sensibilidade humana e compromisso exemplar. Durante sua residência na Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUSM, destacou-se não apenas pela competência acadêmica, mas também pelo cuidado com os pacientes e pela responsabilidade com as rotinas da unidade. Sua aprovação na USP é um reconhecimento merecido de sua dedicação e do impacto positivo que deixou em nossa equipe”.
Uma trajetória construída no HUSM-UFSM
Durante sua residência médica na Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUSM, Felipe também concluiu o Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, conduzindo um projeto de pesquisa que resultou em um artigo publicado em uma revista científica norte-americana. “Fiz toda a formação médica até agora no Hospital Universitário. Tudo só foi possível graças às oportunidades oferecidas pelos professores, corpo clínico, curso de Medicina e Hospital Universitário”, afirmou.
A área escolhida por Felipe, a Neurorradiologia, é uma área de atuação na Radiologia e Diagnóstico por Imagem com ênfase nas patologias do sistema nervoso e suas manifestações aos métodos de imagem. Ele explicou que sua preparação exigiu dedicação extra a temas como doenças neurodegenerativas, malformações cerebrais e neoplasias do sistema nervoso central. “Além dos estudos habituais da residência médica, utilizei livros específicos da área, aulas de congressos e revisão de casos para aprofundar meus conhecimentos”.
Felipe reconheceu os desafios enfrentados durante sua formação: “A residência médica é um período intenso que proporciona grande crescimento e aprendizado. Manter uma rotina consistente de estudos paralelamente às atividades hospitalares e acadêmicas foi um dos maiores desafios”, contou. Ele também ressaltou a qualidade do ensino no HUSM: “Mesmo com os desafios enfrentados por toda instituição pública, o HUSM é um hospital-escola de tradição que oferece uma formação médica de excelência”.
Sobre a aprovação na USP, Felipe destacou: “Acredito que a base adquirida durante a residência médica, aliada à formação curricular com ênfase acadêmica e estudos específicos para o processo seletivo, foram fundamentais. E um pouco de sorte!”. Ele encara a nova etapa como “uma oportunidade de grandes desafios e muito aprendizado em uma instituição com tradição no ensino médico brasileiro”.
Reconhecimento
O professor adjunto da UFSM, Carlos Jesus Pereira Haygert, preceptor e Supervisor do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HUSM, acompanhou de perto a trajetória de Felipe e destacou suas qualidades. “O Felipe foi nosso aluno no curso de Medicina da UFSM, sendo aluno Monitor da Disciplina de Diagnóstico por Imagem e membro da Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem. Sempre com alto desempenho acadêmico. Como residente do HUSM, teve a oportunidade de ser orientado por uma preceptoria presente e comprometida, de alta capacidade técnica, com treinamento vasto em todos os métodos diagnósticos, em equipamentos modernos e adequados para uma formação de excelência”, afirmou o professor.
Carlos ainda ressaltou: “Felipe é um exemplo para os novos alunos, mostrando que o estudo sério e comprometido, aliado a uma estrutura adequada, permite conquistar novos espaços. O sucesso é fruto de um conjunto de detalhes que estão ao nosso alcance!”.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh