Notícias
IMUNIZAÇÃO
Hospital Universitário faz parte da rede de postos de vacinação contra gripe em Santa Maria
No HUSM, a vacinação irá ocorrer das 7h30min às 14h, de segunda a sexta-feira
Começou hoje a campanha de vacinação contra gripe em Santa Maria. Além da sala de vacina do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), outros 28 locais irão aplicar a dose. A orientação é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário procurem o posto de saúde mais perto de casa.
A vacina trivalente é para imunização contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. No primeiro dia da campanha, o HUSM recebeu 1 mil doses.
Devem tomar a dose as pessoas que pertencem ao grupo prioritário, considerado pelo Ministério da Saúde mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórios. Fazem parte desse grupo: Crianças com idade de 6 meses ou até menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, professores das redes pública e privada, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
A campanha segue até dia 1º de junho. Aquelas pessoas que possuem alguma doença crônica devem apresentar receituário médico com a indicação da vacina, para comprovar a condição.
No HUSM, a vacinação irá ocorrer das 7h30min às 14h, de segunda a sexta-feira. Mutirões internos, para vacinar os trabalhadores da saúde, terão horários diferenciados.
Prevenção - A transmissão dos vírus influenza se dá por contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Para se prevenir, o Ministério da Saúde orienta a lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.