Santa Maria (RS) - A Casa de Apoio ao Motorista e Usuário Externo do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinvculad oa Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou por uma ação de limpeza nesta segunda-feira (24). O entorno do local foi alvo da remoção de resíduos sólidos descartados indevidamente, garantindo um ambiente mais limpo e adequado para os usuários. A Casa de Apoio fica localizada na Rua Sul 20, em diagonal ao Pronto-Socorro do hospital, nos fundos da Biblioteca Central da UFSM.
O ato foi realizado pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental do HUSM (CPGA/HUSM), junto às equipes da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA). Do espaço foram retirados diversos tipos de resíduos, como latinhas de refrigerante, garrafas PET, sacolas e copinhos de plástico, canudinhos, isopor marmitex, carteiras de cigarro, milhares de bitucas de cigarro, entulhos metálicos e pneus. O local onde ocorreu a ação é considerado uma Área de Preservação Permanente (APP), com árvores nativas e um córrego que se interliga à Sanga Lagoão do Ouro, localizada na extensão da universidade. Todos esses rejeitos foram encontrados na área verde, de uso comum, às margens do córrego. No total, foram recolhidos cerca de 70 quilos de material.
Segundo a Presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do HUSM (CPGA), Márcia Hengemühle, a iniciativa “possui a finalidade de diminuir os riscos ambientais causados por estes materiais, e também promover a conscientização ambiental ao público usuário do espaço”.
Além da retirada dos resíduos, a ação contemplou a colocação de placas educativas, disposição de mais lixeiras para Lixo Comum, bem como foi a limitação de faixa de área verde para uso do público com sinalizadores separadores do estacionamento. Na oportunidade, também foi realizado o corte de gramas, que já estava previsto no cronograma de limpeza rotineira.
Para Márcia, a ação traz maior qualidade ambiental para o redor da Casa de Apoio e ainda “contribui para reafirmar o compromisso com a educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância de manter um planeta saudável, limpo e sustentável para as gerações futuras”.
O trabalho de limpeza foi realizado de forma cuidadosa, utilizando equipamentos de proteção individual, garantindo a segurança dos envolvidos.
Texto: Henrique Falkkemback - estagiário de Jornalismo na Unidade de Comunicação do HUSM